Notícia no detalhe
Rosinha e Crivella assinam convênio para o Terminal Pesqueiro
A Prefeita Rosinha Garotinho recebeu nesta sexta-feira (06), na sede da Prefeitura, o Ministro da Pesca e Aqüicultura, Marcelo Crivella, além de técnicos da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFF-RJ). O ponto alto da reunião foi a assinatura de documento, partida para elaboração do projeto executivo da construção do Terminal Pesqueiro do Farol-Barra do Furado que, conforme assegurou o ministro, repassará R$ 11 milhões para execução. A prefeita e o ministro falaram sobre a importância da parceria entre os governos para tirar o projeto do papel, esperado há mais de 40 anos pelos pescadores.
O documento foi assinado pela Prefeita Rosinha, pelo Ministro Crivella e pelo engenheiro Orlando Longo, que representou a reitoria da UFF-RJ. Rosinha assinou como testemunha do acordo de cooperação técnica da UFF-RJ com o município, com o governo do Estado e com o governo federal, que participa do projeto através do Ministério da Pesca e Aqüicultura. O ministro recomendou aos técnicos da universidade que tomem o projeto básico do Terminal Pesqueiro, já elaborado pela Prefeitura de Campos e que, inclusive, já obteve a licença ambiental prévia, para dar celeridade ao projeto. “Quero retornar aqui dentro de quatro meses para assinar o convênio de operação do Terminal Pesqueiro”, anunciou Crivella.
Além do ministro e da prefeita, constaram no rol de autoridades o vice-prefeito e secretário de Saúde de Campos, Francisco Arthur de Oliveira, o Doutor Chicão; o secretário de Pesca e Aqüicultura de Campos, Carlos Henrique de Souza; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe dos Santos Peixoto; o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Edson Batista; o secretário de Agricultura do Estado, Henrique Monfort; a superintendência de Pesca do Ministério, Sueli Amaral; o presidente da Colônia de Pesca Z-19 no Farol de São Tomé, Rodolfo Ribeiro; e o presidente da Federação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, José Bonifácio. Presidentes de Colônias de Pesca e de associações de pescadores, secretários e vereadores prestigiaram o ato.
A Prefeita Rosinha declarou que desde que fora governadora sonhava em construir um Terminal Pesqueiro para mudar a realidade do trabalho difícil e arriscado dos pescadores do Farol que, devido à falta de um terminal, há décadas se arriscam na entrada e saída do mar, com barcos puxados por tratores.
- Verificamos a oportunidade de instalar um complexo para também abrigar instalações de apoio à atividade offshore da Bacia de Campos. Cheguei a lançar a pedra fundamental, mas dependia do governo federal que, há época, não teve interesse. Quando assumi a prefeitura, verifiquei que construir um terminal com galpões e prédios não adiantaria, pois seria um paliativo, porque o tamanho dos barcos de pesca atual aumentaram e também o calado dos navios e o projeto teve de ser redimensionado. Quando o ministro Crivella assumiu, me ligou dizendo que estava à minha disposição em Brasília. Estive lá e apresentei o pedido do Terminal como parte do Complexo Logístico Industrial Farol-Barra do Furado para dar dignidade e proporcionar mais valor agregado à atividade da pesca artesanal - disse a Prefeita Rosinha.
O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Felipe Peixoto e o ministro Crivelam fizeram menção à iniciativa da prefeita. “A Prefeita Rosinha poderia ter reservado uma área para grande empresa da indústria do petróleo, mas reservou e se empenhou até conseguir o projeto para um Terminal, que vai mudar a vida dos pescadores. Quero parabenizar à prefeita, porque este Terminal vai beneficiar pescadores, gerar mais empregos e trazer benefícios para a economia de Campos e de Quissamã”, declarou Felipe Peixoto.
O Ministro Crivella também falou da importância do empreendimento. “Quero dizer que Deus não me deu irmãos, mas me deu a Rosinha como irmã. Vejo nela a síntese da mulher virtuosa, como na minha mãe, na minha mulher e na minha filha. Sua luta pelo Terminal é importante, porque vai proporcionar dignidade e mudança na qualidade de vida dos pescadores do Farol e de Quissamã. Eles terão o gelo e o diesel na ponta do cais, terão a estrutura para preservar o peixe, sem ter que jogar o excesso fora. A estrutura deverá contar com o controle do preço do pescado, para ter o melhor aproveitamento do trabalho”, declarou o ministro.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 14:24:31 Campos marca presença no 25º encontro nacional do Congemas, em Brasília
- 07/11/2025 13:47:54 Refis 2025: Fazenda registra cerca de 350 atendimentos diários
- 07/11/2025 11:03:31 Matrícula 2026 na rede municipal de Campos começa na segunda (10)
- 07/11/2025 10:13:24 Segundo dia do FDP! reúne arte, literatura e tradição no Palácio da Cultura
- 07/11/2025 09:38:19 Secretaria de Agricultura participa de encontro do Cecane sobre o PNAE
Campos marca presença no 25º encontro nacional do Congemas, em Brasília
0711 13h47Refis 2025: Fazenda registra cerca de 350 atendimentos diários
0711 11h03Matrícula 2026 na rede municipal de Campos começa na segunda (10)
0711 10h13Segundo dia do FDP! reúne arte, literatura e tradição no Palácio da Cultura
0711 09h38Secretaria de Agricultura participa de encontro do Cecane sobre o PNAE
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















