Notícia no detalhe
Prefeitura: reconstrução da mama para pacientes oncológicos
A Prefeitura de Campos está garantindo, a partir deste ano, o serviço de reconstrução mamária em pacientes oncológicas mastectomizadas, que fizeram retirada total ou parcial da mama. As cirurgias, com o novo modelo de financiamento, com recursos dos royalties do petróleo, acontecem no Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e Hospital Dr. Beda. A informação é do vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
Ele afirma que a prefeitura contratualizou 5 cirurgias/mês em cada uma das unidades, totalizando 15 cirurgias/mês. O Sistema Único de Saúde (SUS) subfinancia o serviço, impossibilitando a realização do mesmo de forma integral. Ele explica que essas unidades estão credenciadas para realizarem o serviço, por terem Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon). A medida faz parte do Plano de Governo da Prefeita Rosinha Garotinho.
- O valor pago pelo SUS não cobre nem os gastos com a equipe médica mas, a partir de agora, com o aporte financeiro garantido pela Prefeitura, por meio dos royalties do petróleo, o serviço começou a ser garantido. Isso significa que as pacientes encontrarão mais facilidade no acesso a cirurgias de reconstrução mamária, que poderão ser feitas de imediato, junto com a mastectomia, se o tratamento oncológico permitir – disse o vice-prefeito.
Incentivo da prefeitura torna procedimento viável - O cirurgião plástico do HBP, Thiago Rocha Pimentel, explica que, quando não for possível fazer a reconstrução mamária imediata, será feita a reconstrução tardia, ou seja, alguns meses depois. “As condições que o SUS oferece são inviáveis, não garantem estrutura, material, as próprias próteses e os honorários médicos, o que não tornava o serviço atraente do ponto de vista médico-hospitalar. Esse incentivo da Prefeitura torna o procedimento viável”, destacou o médico.
Milena Ribeiro, 18 anos, descobriu um tumor há um ano e fez a reconstrução mamária no mesmo procedimento da mastectomia. “Minha filha está se recuperando muito bem e de forma rápida. Ela tinha um tumor gigante e descobriu no CRTCA 1 (Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente), quando estava amamentando minha neta. O diagnóstico também foi muito bom. Estamos satisfeitas”, concluiu Ana Paula Teixeira, mãe da jovem.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
- 02/05/2025 09:11:13 2ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
0205 09h112ª Feira de Oportunidades reúne grande público em busca de emprego e qualificação
0205 09h01Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18