Notícia no detalhe
Orientação no Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose
Centenas de pessoas foram orientadas quanto aos sintomas, características, tratamento e diagnóstico da tuberculose, na Praça São Salvador, nesta segunda-feira (24). Elas participaram das ações do Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, lembrado em Campos pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PCT).
- Eu sempre soube que devemos logo procurar um médico quando estamos com tosse constante há várias semanas, pois podemos estar com tuberculose. Mas existem muitas pessoas que ainda não sabem, por isso, essa ação de orientação da Prefeitura nas ruas é muito importante. Vou levar o panfleto que recebi pra minha família também ler - disse o morador de Dores de Macabu, Alcides dos Reis, 57 anos.
O secretário de Saúde, Doutor Chicão, explicou que o objetivo da ação é alertar a população que o mais importante é o diagnóstico precoce, pois possibilita um tratamento mais eficaz e o controle da doença em nosso município. “Os pacientes que fazem o tratamento de forma irregular correm o risco de se tornarem resistentes às medicações, dificultando a cura da doença”, afirmou.
A coordenadora do PCT, enfermeira Verônica Verdan, disse que cerca de 300 pacientes estão cadastrados no Programa, que funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG), ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG). As pessoas que tiveram contato com os pacientes também são consultadas e, se necessário, tratadas.
O Centro de Referência conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos pneumologistas, médica pediatra, médico radiologista, enfermeiros, assistentes sociais, bióloga, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório e assistente administrativo. “Garantimos os medicamentos aos pacientes, lanche diário, além de suplemento alimentar e cesta básica, para os casos específicos, após passarem pela triagem do Serviço Social. Dispomos de exames complementares como exame de escarro, RX de tórax e prova tuberculínica”, finalizou Verônica.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/06/2026 18:37:27 Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
- 09/06/2026 17:58:09 Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
- 09/06/2026 17:23:39 Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
- 09/06/2026 17:00:30 Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
- 09/06/2026 16:45:45 Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Pavimentação em intertravado avança em Donana com cinco ruas concluídas
0906 17h58Usina de Letras e UBSF de Tócos realizam ação de prevenção à saúde
0906 17h23Campos apresenta modelo exitoso de Escolas em Tempo Integral em Encontro Nacional
0906 17h00Centro+Seguro completa primeira semana de ações integradas com resultados positivos
0906 16h45Saúde e Educação alinham estratégias para atendimento a crianças neuroatípicas
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5CIDAC desenvolve nova plataforma própria de cursos e amplia oferta de capacitação
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















