Notícia no detalhe
Programa de Assistência Domiciliar promove desospitalização
O principal objetivo do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), da Secretaria Municipal de Saúde, é a desospitalização. O programa atende pessoas que necessitam de assistência em sua própria residência, mas que não precisam, necessariamente, ficar internadas em hospitais. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o PAD visa humanizar o atendimento em saúde e interromper o ciclo de reinternações frequentes em pacientes com patologias crônicas.
- O intuito é promover a desospitalização, ofertando uma melhor alternativa assistencial; reduzir o número e o tempo de internações; reduzir a morbi-mortalidade ao diminuir a exposição a infecções hospitalares; e otimizar leitos hospitalares. Atualmente o PAD atende cerca de 300 pessoas. São pacientes restritos ao leito. Alguns cadeirantes, por exemplo, podem buscar atendimento ambulatorial nas UBS e hospitais, e não necessariamente necessita dos serviços do PAD – explicou o vice-prefeito.
Elizabeth Soares Dias Muniz, 56 anos, recebe assistência de três enfermeiras, que a ajudam a ter uma melhor qualidade de vida. A mãe dela, Lenita Soares Dias, 75 anos, disse que o PAD tem sido um alívio para a família. “Estamos muito satisfeitos com o PAD e com o trabalho das enfermeiras. As três que atendem aqui em casa já se tornaram parte da nossa família. A prefeitura está nos ajudando a administrar a doença, proporcionando conforto e dignidade à minha filha”, disse a mãe.
Equipe multiprofissional (leia mais aqui):
A equipe do Programa é composta por médico pediatra, clínico geral, assistente social, enfermeiro, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Pacientes em tratamento no âmbito do SUS, portadores de doenças crônico-degenerativas com incapacidade física permanente ou provisória, ou portadores de doenças agudas que também levam à incapacidade física permanente ou provisória são alguns dos pacientes assistidos pelo Programa.
Para ter acesso ao serviço, as pessoas devem apresentar um quadro clínico que não recomende internação hospitalar. O encaminhamento é sempre feito pelos profissionais das unidades de saúde. O familiar deve apresentar laudo médico e documentos na sede do programa, na rua Voluntários da Pátria, n° 875, Centro.
O serviço de Home Care é uma das vertentes do PAD e é destinado aos pacientes graves, de alta complexidade, que necessitam de mais recursos, como aspiração mecânica. No entanto, os serviços não isentam a participação do familiar junto à equipe técnica, conforme critérios do Ministério da Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















