Notícia no detalhe
Programa de Assistência Domiciliar promove desospitalização
O principal objetivo do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), da Secretaria Municipal de Saúde, é a desospitalização. O programa atende pessoas que necessitam de assistência em sua própria residência, mas que não precisam, necessariamente, ficar internadas em hospitais. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o PAD visa humanizar o atendimento em saúde e interromper o ciclo de reinternações frequentes em pacientes com patologias crônicas.
- O intuito é promover a desospitalização, ofertando uma melhor alternativa assistencial; reduzir o número e o tempo de internações; reduzir a morbi-mortalidade ao diminuir a exposição a infecções hospitalares; e otimizar leitos hospitalares. Atualmente o PAD atende cerca de 300 pessoas. São pacientes restritos ao leito. Alguns cadeirantes, por exemplo, podem buscar atendimento ambulatorial nas UBS e hospitais, e não necessariamente necessita dos serviços do PAD – explicou o vice-prefeito.
Elizabeth Soares Dias Muniz, 56 anos, recebe assistência de três enfermeiras, que a ajudam a ter uma melhor qualidade de vida. A mãe dela, Lenita Soares Dias, 75 anos, disse que o PAD tem sido um alívio para a família. “Estamos muito satisfeitos com o PAD e com o trabalho das enfermeiras. As três que atendem aqui em casa já se tornaram parte da nossa família. A prefeitura está nos ajudando a administrar a doença, proporcionando conforto e dignidade à minha filha”, disse a mãe.
Equipe multiprofissional (leia mais aqui):
A equipe do Programa é composta por médico pediatra, clínico geral, assistente social, enfermeiro, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Pacientes em tratamento no âmbito do SUS, portadores de doenças crônico-degenerativas com incapacidade física permanente ou provisória, ou portadores de doenças agudas que também levam à incapacidade física permanente ou provisória são alguns dos pacientes assistidos pelo Programa.
Para ter acesso ao serviço, as pessoas devem apresentar um quadro clínico que não recomende internação hospitalar. O encaminhamento é sempre feito pelos profissionais das unidades de saúde. O familiar deve apresentar laudo médico e documentos na sede do programa, na rua Voluntários da Pátria, n° 875, Centro.
O serviço de Home Care é uma das vertentes do PAD e é destinado aos pacientes graves, de alta complexidade, que necessitam de mais recursos, como aspiração mecânica. No entanto, os serviços não isentam a participação do familiar junto à equipe técnica, conforme critérios do Ministério da Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18