Notícia no detalhe
Estudantes visitam Centro de Tratamento de Resíduos
Estudantes do 6º e do 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Conselheiro Josino visitaram nesta quarta-feira (4) o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), o aterro sanitário que fica localizado em Conselheiro Josino. Eles puderam conhecer como funciona o espaço para onde vai todo o lixo úmido produzido por Campos e mais outros cinco municípios. Nesta quinta-feira (5), a visita será feita pelos estudantes do 1º ano ao 5º anos desta unidade escolar.
Na visita coordenada por um representante da concessionária Vital Engenharia Ambiental, os alunos puderam conhecer o passo a passo do processo de destinação do lixo úmido de Campos, Miracema, São Francisco do Itabapoana, Laje do Muriaé, São João da Barra e Natividade. Apenas o lixo de Natividade é lixo hospitalar, que chega ao CTR e, depois, é tratado e autoclavado, num processo que transforma sua natureza e o torna lixo domiciliar. Os demais municípios enviam ao CTR lixos domiciliar e inerte.
Os alunos visualizaram como funciona o Centro de Tratamento: o lixo úmido chega ao local, é levado para um planalto onde várias máquinas o comprimem, e em seguida é depositado na superfície do planalto, recebendo terra por cima, formando uma espécie de "montanha" de lixo. Mas, para que o solo não seja contaminado, existe toda uma estrutura de impermeabilização, que separa o solo do lixo.
Então, o monte de lixo é "fechado", como um grande pacote, que se integrará novamente ao meio ambiente depois de centenas de anos. O chorume produzido por essa montanha é direcionado a um reservatório e, depois, é enviado para um local específico de tratamento.
Por sua vez, os gases que são formados nesses montes de lixo são direcionados, através de tubulação interna, para um tipo de "chaminé", que emerge da superfície do planalto e libera os gases no ar. Tudo isso é feito com base em fiscalização ambiental de órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
De acordo com informações da Vital Engenharia Ambiental, empresa que mantém o CTR numa parceria com a Prefeitura de Campos, o CTR recebe diariamente, cerca de 300 toneladas de lixo úmido produzidas pelas seis cidades. Mensalmente, a quantidade de lixo úmido enviada ao CTR chega a 13 mil toneladas.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 11:07:15 Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
- 09/09/2025 09:54:35 Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
- 09/09/2025 09:43:14 Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
- 09/09/2025 08:58:56 Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
- 09/09/2025 08:49:07 Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeito anuncia projeto de lei do concurso da Educação
0909 09h54Escola de Travessão conquista bronze em etapa estadual de Olimpíada de Geografia
0909 09h43Castramóvel chegou ao Partage Shopping; inscrições estão abertas para 11 bairros
0909 08h58Cão Zeus, da Guarda Municipal, visita pacientes na Santa Casa
0909 08h49Campos sedia primeiro curso de Equideocultura - Ranch Sorting
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira