Notícia no detalhe
Familiares de vítima de meningococcemia recebem antibiótico
A Secretaria Municipal de Saúde realizou esta semana medicação antibiótica para os profissionais de saúde e para as pessoas que moravam na casa do menor de 17 anos, que foi a óbito após ter sido acometido por meningococcemia. O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, explica que o caso foi encerrado com base em exame de sangue realizado pelo Laboratório do Hospital Ferreira Machado, que foi positivo para Meningococcemia pelo meningococo C. Amostras de tecido e de sangue foram encaminhadas para os laboratórios de referência estaduais (LACEN/FIOCRUZ), ainda em análise.
- Esse é o protocolo do Ministério da Saúde: somente pessoas que possuem contato íntimo com o paciente devem receber o antibiótico, ou seja, os que moram na mesma casa e pernoitam com o paciente; além dos profissionais de saúde que o atenderam – orientou o diretor.
O paciente deu entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM) na terça-feira 10), com vômito, diarreia, hipotensão arterial e suores, tendo o quadro agravado muito rapidamente. Por se tratar de morte por causa natural indeterminada, inicialmente, o caso foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para elucidação do mesmo, e, posteriormente, para a Fiocruz.
- A bactéria da meningococcemia é a mesma da meningite - o meningococo - mas quando fica somente no sangue faz septicemia e, às vezes, o paciente morre disso. Quando o paciente resiste, a bactéria pode atingir o cérebro e causar meningites. Podemos ter três espectros diferentes: meningite meningocócica apenas; meningococcemia apenas ou ambas associadas. O tratamento é basicamente o mesmo - disse Charbell.
Outros casos - Até o momento, o município teve confirmado apenas um óbito por dengue, de uma mulher de 47 anos de idade, moradora do Jóquei. Os exames da menor de 2 anos de idade, M.C.H.G., do Parque Rosário, realizados pela Fiocruz e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen), na semana passada, deram negativo para dengue.
- Portanto, está descartada a dengue neste caso. A causa mortis é mesmo pneumonia, septicemia e insuficiência respiratória. Mas a planilha do estado vai demorar a mudar um pouco - explicou o diretor.
Um outro caso de uma menina de 1 ano e seis meses, falecida em abril, do Pq Califórnia, ainda está em investigação. Este ano, o município teve 60 casos de dengue confirmados, com apenas um óbito até o momento confirmado.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















