Viabilizar alternativas de participação, integração e convívio e implementar ações para evitar abusos, discriminação e desrespeito. Estas têm sido as principais atribuições e competências da Secretaria dos Direitos do Idoso, que oferta gratuitamente inúmeros serviços de saúde e lazer para pessoas a partir de 60 anos. Segundo o secretário Gilson Gomes, a ideia é fazer valer o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).
A Secretaria dos Direitos do Idoso também foi atuante e primordial no caso de agressão que aconteceu no começo de janeiro, contra a idosa Cremilda Fernandes, 73 anos. De acordo com Gilson, a participação da secretaria no caso foi determinante para o desfecho que teve.
- Ao sabermos da covardia feita com essa senhora, imediatamente, começamos a nossa atuação. Afinal, qualquer caso envolvendo o idoso nos diz respeito e fazemos o possível para ajudar. Logo acionamos nosso Departamento Jurídico - disse o secretário.
Ele informou que o Departamento Jurídico fez a visita ao hospital onde dona Cremilda esteve internada. “Depois, fomos a sua casa, com uma psicóloga e assistente social, para dar todo o apoio necessário. Inclusive, acompanhamos todo processo judicial de perto e comparecemos à audiência, que condenou a oito anos de reclusão o agressor”, informou.
- Na audiência, a promotoria elogiou a municipalidade e a iniciativa da luta da secretaria no caso da idosa – disse a assessora Jurídica da secretaria, Alciene Azeredo, acrescentando que, encerrada essa etapa judicial, o acompanhamento psicológico da Secretaria do Idoso continuará sendo dado à vítima de agressão.
O boletim de atividades nos núcleos da terceira idade registrou mais de 16 mil atendimentos só no mês de maio deste ano. No Clube da Terceira Idade, por exemplo, 7.621 idosos passaram pelo atendimento de atividade corporal (dança, ginástica e hidroginástica) e de diversas especialidades médicas, como alergista, cardiologista, clínico geral, geriatria, urologia e reumatologia. As outras unidades são o Centro Dia, Núcleos de Travessão, de Conselheiro Josino, Dores de Macabu e Colônia de Férias de Farol de São Tomé.
- Hoje nós aumentamos o número de cardiologistas no clube. Atualmente, o clube realiza 120 coletas de sangue por semana. Estamos conseguindo atender toda a demanda, bem como a demanda de idosos que necessitam de próteses dentárias – disse o secretário dos Direitos do Idoso. Ele resaltou que os idosos têm conseguido marcar as consultas no clube no período da tarde, evitando que o público alvo enfrente filas durante a madrugada.
Cadastro - O secretário explicou que os idosos interessados em se cadastrar devem ir ao clube, localizado na Rua Rodrigues Peixoto, 91, Parque Tamandaré, levando documentos de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Cursos – Segundo o secretário, o idoso de Campos só fica em casa hoje se quiser. Ele informou que a secretaria oferece 12 cursos, entre eles, os de informática, violão, arte em feltro, pintura a mão livre, flores e teatro.