Notícia no detalhe
Secretária de Educação se reúne com diretores por Ideb
A Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, realizou nesta quarta-feira (21) reunião com os diretores, os respectivos vices e Orientadores Pedagógicos (OP´s) das escolas que obtiveram notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A reunião, que começou às 8h30, prossegue na parte da tarde no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
Joilza Rangel lembrou que inúmeras ações serão realizadas neste segundo semestre, entre elas, reforço escolar, por meio do Programa Mais Educação do governo federal, o projeto de aceleração idade série, maior ênfase da equipe pedagógica e do serviço social e estímulos para resgatar a família para participar do acompanhamento da vida escolar dos filhos, entre outras ações.
A finalidade do encontro foi ouvir todos os gestores e pontuar as necessidades de cada escola. O município atingiu no Ideb a meta projetada pelo governo federal, contudo, a partir do segundo semestre, a Secretaria de Educação implantará ações e projetos a fim de melhorar os índices nos próximos anos. A secretária esclareceu que as notas do Ideb são calculadas com base na frequência escolar, permanência do aluno na unidade matriculada, aprovação e desempenho dos alunos na Prova Brasil, aplicada pelo governo a cada dois anos, entre outros fatores.
Para obter bons resultados no encontro, a secretária realizou três reuniões, divididas por segmentos. O primeiro encontro foi com os diretores do 1º ao 5º ano e a segunda com os gestores do 5º ao 9º ano. A secretária também ressaltou que já foram feitos investimentos como capacitações dos profissionais da educação, aumento do número de transporte escolar, criação do departamento multiprofissional para atendimento das crianças com necessidades especiais.
Joilza esclareceu, ainda, que o 1º ano do ensino fundamental está recebendo um atendimento especial. “Eles receberam materiais pedagógicos diferenciados, utilizados por escolas particulares e foi criada uma coordenação para o 1º ano”, relatou.
A secretária Joilza Rangel vai além focalizando a importância da união dos profissionais e da família. “Só iremos reverter as notas do Ideb com a participação de todos, principalmente da família. A escola é direito da criança e levá-los na escola é dever dos pais. É fundamental que todos os profissionais se unam para reverter este quadro. Com a união dos gestores, ênfase do pedagógico, união da equipe multiprofissional e da família, vamos melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças e mudar o rumo da educação do município”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes