Notícia no detalhe
Programa de Assistência Domiciliar promove desospitalização
O principal objetivo do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), da Secretaria Municipal de Saúde, é a desospitalização. O programa atende pessoas que necessitam de assistência em sua própria residência, mas que não precisam necessariamente ficar internadas em hospitais. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o PAD visa humanizar o atendimento em saúde e interromper o ciclo de reinternações frequentes em pacientes com patologias crônicas.
- O intuito é promover a desospitalização, ofertando uma melhor alternativa assistencial; reduzir o número e o tempo de internações; reduzir a morbimortalidade ao diminuir a exposição a infecções hospitalares; e otimizar leitos hospitalares. Atualmente o PAD atende cerca de 300 pessoas. São pacientes restritos ao leito. Alguns cadeirantes, por exemplo, podem buscar atendimento ambulatorial nas UBS e hospitais, e não necessariamente nos serviços do PAD – explicou o vice-prefeito.
Elizabeth Soares Dias Muniz, 56 anos, recebe assistência de três enfermeiras, que a ajudam a ter uma melhor qualidade de vida. A mãe dela, Lenita Soares Dias, 75 anos, disse que o PAD tem sido um alívio para a família. “Estamos muito satisfeitos com o PAD e com o trabalho das enfermeiras. As três que atendem aqui em casa já se tornaram parte da nossa família. A prefeitura está nos ajudando a administrar a doença, proporcionando conforto e dignidade à minha filha”, disse a mãe.
Equipe multiprofissional - A equipe do programa é composta por médico pediatra, clínico geral, assistente social, enfermeiro, fonoaudióloga, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Pacientes em tratamento no âmbito do SUS, portadores de doenças crônico-degenerativas com incapacidade física permanente ou provisória, ou portadores de doenças agudas que também levam à incapacidade física permanente ou provisória são alguns dos pacientes assistidos pelo programa.
Para ter acesso ao serviço, as pessoas devem apresentar um quadro clínico que não recomende internação hospitalar. O encaminhamento é sempre feito pelos profissionais das unidades de saúde. O familiar deve apresentar laudo médico e documentos na sede do programa, na Rua Voluntários da Pátria, 875, Centro.
O serviço de Home Care é uma das vertentes do PAD e é destinado aos pacientes graves, de alta complexidade, que necessitam de mais recursos, como aspiração mecânica. No entanto, os serviços não isentam a participação do familiar junto à equipe técnica, conforme critérios do Ministério da Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/01/2025 11:53:07 Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
- 02/01/2025 11:41:58 Programa de Ampliação avança para 10 escolas e creches da rede municipal
- 02/01/2025 09:52:44 Inscrições para ambulantes atuarem na Festa de Santo Amaro nesta quinta e sexta
- 02/01/2025 09:22:23 Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti na primeira semana de janeiro
- 01/01/2025 16:08:27 Prefeito Wladimir Garotinho toma posse para seu segundo mandato
Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
0201 11h41Programa de Ampliação avança para 10 escolas e creches da rede municipal
0201 09h52Inscrições para ambulantes atuarem na Festa de Santo Amaro nesta quinta e sexta
0201 09h22Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti na primeira semana de janeiro
0101 16h08Prefeito Wladimir Garotinho toma posse para seu segundo mandato
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
3Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
4Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador
5DER-RJ atende pedido da Prefeitura e suspende interdição da Estrada dos Ceramistas
6Processo seletivo da Educação realizado neste domingo para 3.737 candidatos