Notícia no detalhe
Folclore: 2º dia de pura animação com grupos de acesso
O segundo dia da III Semana do Folclore começou bastante animado com os desfiles dos bois pintadinhos. O evento está sendo realizado no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O Boi Pimenta abriu a noite de sábado (23). O boi, que briga por uma vaga no Grupo Especial, homenageou dois moradores do Parque Aurora: Cabeça e Bia de Os Psicodélicos, em reconhecimento aos serviços que prestam a comunidade.
Com 20 minutos de atraso, o Boi Nova Aurora foi o segundo a desfilar, mas não faltou animação aos componentes, mesmo com o risco de perder pontos de concentração. O boi fez uma homenagem ao popular morador do Parque Aurora Wellington Corrêa, o Maizena, que é o atual presidente da Associação de Moradores do bairro. Maizena foi jogador de futebol.
O terceiro boi do Grupo de Acesso a desfilar no Cepop foi o Ferrão, uma das agremiações mais antigas da cidade. Com o tema “A simples vida e cultura do povo da roça”, os componentes de Tocos mostraram toda a irreverência dos campistas da Baixada Campista. Boi Ferrão se notabilizou pelo desfile que faz todos os carnavais nas ruas do distrito.
Chamego foi o quinto boi a desfilar na noite deste sábado. Os componentes apresentaram na avenida uma homenagem ao Estado de Minas Gerais, com o tema “Folclore e Folguedos Mineiros”. A azul e branco da Penha desfilou com 13 alas, entre elas uma festa caipira que arrancou aplausos do público nas arquibancadas.
Em seguida foi a vez do Boi Deita e Rola, que levou para o Cepop o enredo “No palco da música o folclore canta Vado do Pagode”, em homenagem ao sambista e intérprete Vado do Pagode. A história vai desde pequeno, quando já sonhava em ser músico e jogador de futebol. Mas foi no mundo do samba que ele se criou, formando vários grupos de pagode. Destaque para a ala das baianinhas e a que representava os dois times de paixão de Vado: Flamengo e Goytacaz.
E fechando os desfiles do Grupo de Acesso, o Boi Sacudo apresentou o enredo “A da dança e O do folclore, lado a lado na cultura popular”. A agremiação viajou pelo mundo da dança, que é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Algumas alas encenaram as danças folclóricas, como samba de roda, frevo, maracatu, baião e quadrilha.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/11/2025 17:20:19 Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
- 06/11/2025 16:48:28 Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
- 06/11/2025 16:40:42 Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
- 06/11/2025 15:13:16 Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
- 06/11/2025 13:58:00 GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Semana de Prevenção de Câncer Bucal: Dentinho Saudável na Policlínica do Servidor
0611 16h40Igualdade Racial seleciona os candidatos do concurso Beleza Negra 2025
0611 16h48Novo pronto-socorro do HFM inicia atendimentos e recebe os primeiros pacientes
0611 15h13Representantes da Prefeitura reunidos com Enel pelo Plano Verão
0611 13h58GCM participa de curso de operador da Patrulha Maria da Penha
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















