Notícia no detalhe
Diversos serviços oferecidos nos 12 Cras do município
A Secretaria da Família e Assistência Social está incrementando a rotina nos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Campos, da Diretoria de Proteção Social Básica. Além da Ação Social Cras, que disponibiliza serviços públicos de diversos órgãos municipais em determinados fins de semana, passam a acontecer com mais frequência, as reuniões com grupos de convivência, como de gestantes e idosos. Também é maior o número de acompanhamentos de crianças e adolescentes e o contato com os pais.
Parcerias com outras secretarias municipais estão sendo desenvolvidas para divulgar informações sobre cidadania e sustentabilidade. Com o Cras Itinerante, a prefeitura busca garantir o acesso dos usuários de todas as regiões de Campos à rede socioassistencial.
- O objetivo é trazer o usuário para o Cras, a fim de facilitar o acesso dessas pessoas a serviços e benefícios que muitas ainda desconhecem. Há famílias que moram em localidades mais distantes e que não têm ciência de seus direitos, vivendo em verdadeiro risco social. Queremos chegar a essas pessoas e prestar os serviços de que necessitam. Assim, a ideia é intensificar a busca ativa por usuários – informa o secretário Geraldo Venâncio.
A diretora de Proteção Social Especial, Cristiana Versiani, cita os serviços ofertados pelos Cras em áreas de vulnerabilidade e risco social do município. “No Norte, Noroeste e Região dos Lagos, Campos é o município com o maior número de Cras. O Ministério do Desenvolvimento Social não define a quantidade para cada município, mas orienta que cada Centro, em caso de municípios de médio porte ou mais, deve atender um número máximo de 5 mil famílias referenciadas. A territorialidade é fundamental para direcionar o trabalho do Cras, que primordialmente é fortalecer os vínculos familiares e comunitários e a garantia de direitos”.
Ações – Diversas ações estão sendo realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social. No Cras de Ururaí, por exemplo, equipes da Vigilância Sanitária Municipal e do Fundo do Desenvolvimento de Campos (Fundecam) ministraram palestras e tiraram dúvidas de pequenos comerciantes e ambulantes do distrito, sobre práticas de manipulação de alimentos e empreendedorismo. O uso consciente de energia elétrica é tema de palestras para grupos de convivência de diversos Cras, assim como assegurar o benefício da tarifa social. O Cras Itinerante levou técnicos da unidade de Ururaí à comunidade de Serrinha.
Veja aqui a programação que será desenvolvida nos 12 Cras de Campos durante o Mês do Idoso.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
- 08/05/2025 15:35:46 Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
- 08/05/2025 14:38:46 Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
- 08/05/2025 12:35:07 Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
0805 15h35Técnica em enfermagem do HGG produz e doa brinquedos a crianças internadas
0805 14h38Operação conjunta coíbe irregularidades no trânsito de Campos
0805 12h35Campos sedia Encontro Regional para Gestores do Transporte Escolar
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento