Notícia no detalhe
Prefeitura apresenta anteprojeto do Terminal Pesqueiro elaborado pela UFF
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, apresentou o anteprojeto do Terminal Pesqueiro Público com itens de alta tecnologia e sustentabilidade, como produção de energia solar, que será instalado no Terminal Pesqueiro e contemplará pescadores de Campos e de Quissamã, que atuam, respectivamente, no Farol de São Tomé e em Barra do Furado. O anteprojeto recebeu propostas de alterações, que foram acatadas.
As instalações constam de frigorífico com capacidade de produzir e armazenar 24 toneladas/ dia de gelo que, ao ser comprada, é levada até o barco no cais por meio mecânico (esteira sem fim); o desembarque do peixe será feito de forma rápida, de quatro barcos simultaneamente, com media de 10 minutos por barco; consta de posto de abastecimento; 12 lojas para peixes in natura e processados; área de classificação o pescado dimensionado para 12 inspecionadores; sala para o SIF (Serviço de Inspeção Federal), que agrega valor ao produto; núcleo administrativo; banheiros; e praça de alimentação com restaurantes e quatro quiosques para incrementar o turismo.
O anteprojeto, que está sendo elaborado pela UFF (Universidade Federal Fluminense), foi apresentado pelo engenheiro Orlando Celso Longo e pelo arquiteto Tupiassi Teixeira Vital, ambos com vasta experiência em projetos de infraestrutura para a atividade pesqueira no Brasil.
O secretário de Pesca e Aquicultura de Campos, Carlos Henrique Souza, informou que a reunião, que teve a participação do Grupo de Trabalho do Plano Básico Ambiental do Complexo Logístico e Industrial Farol /Barra do Furado; do presidente da Colônia de Pesca Z-19 Rodolfo Oliveira; o vice-presidente do Fundecam, Orlando Portugal; e pescadores, teve por objetivo apresentar o projeto conceitual e ouvir sugestões para aprimoramento, conforme as necessidades dos pescadores e de todos os demais agentes da cadeia produtiva da pesca, como as marisqueiras.
Na apresentação, Orlando Longo e Tupiassi apresentaram detalhadamente a planta da construção que ficará às margens do Canal do Pacheco, numa área de 154 mil metros quadrados.
Participaram ainda da reunião o subsecretario de Obras, César Romero Braga, e gestores das 14 secretarias que integram o Grupo de Trabalho do PBA (Plano Básico Ambiental)do Complexo Logístico e Industrial Farol / Barra do Furado. Participaram também representantes da secretaria de Desenvolvimento, Gabinete, PCE, Emhab, Procuradoria e Meio Ambiente.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















