Notícia no detalhe
Esperança para assistidas do Projeto Amai
“Me sinto mais bonita. Passei em cinco clínicas antes e nunca consegui chegar aos quatro meses de tratamento como hoje. Para mim já é uma vitória ter chegado até aqui. Cheguei muito magra, doente, bebia muito, fumava muito e era viciada em remédios desde 15 anos. Perdi a guarda dos meus quatro filhos. Agora, quero reconquistar a confiança da minha família para viver com eles de novo”, declarou Geórgia Morethe Santana, 34 anos, que está há quatro meses na Comunidade Terapêutica para Mulheres Dependentes Químicas - Projeto Amai, administrada pela Associação Manoel José Barbosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Geórgia disse que muita coisa já mudou na vida dela, principalmente, o resgate da autoestima e da confiança. Outra assistida também já sente as mudanças. "Aqui, tenho esperança. É muito bom, porque não tenho acesso ao cigarro, nem à droga. Usei crack três anos, comecei com maconha. Mas eu estava fazendo minha família sofrer e eu também estava sofrendo”, disse Janilce Fonseca Pessanha Machado, 56 anos, assistida pela clínica.
Em um ano e meio, a Secretaria pagou R$ 782 mil à Comunidade. A entidade tratou 67 mulheres adictas em 2013. Atualmente, a unidade atende 25 mulheres em dependência de substâncias psicoativas, com idades entre 18 e 55 anos. “O objetivo é recuperar, reabilitar e ressocializar as mulheres viciadas em álcool, remédios e outras drogas ilícitas. Esta foi a primeira clínica para mulheres em dependência química implantada no estado do Rio de Janeiro”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
Segundo a coordenadora técnica, Lidiane Gonçalves, elas receberam uma nova chance de viver. “Caminhamos muito a partir do momento em que firmamos o convênio com a Secretaria de Saúde. O trabalho sem o recurso da Prefeitura era muito difícil. Hoje temos uma equipe completa remunerada e com carteira assinada. Pagamos todos os funcionários com a verba do convênio, além de toda a alimentação", afirmou. O projeto Amai funciona 24 horas, na Rua Júlio Armond, 77, Custodópolis, em Guarus.
Últimas Notícias adicionadas
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















