Notícia no detalhe
Informatização das farmácias promove uso racional de medicamentos
A Secretaria Municipal de Saúde informatizou as farmácias de 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida permite que o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) tenha um controle mais efetivo dos estoques, verificando em tempo real, as demandas de cada unidade. Um dos benefícios garantidos diz respeito ao uso racional de medicamentos. A medida também evita a automedicação.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Doutor Chicão, o sistema também bloqueia a dispensação de medicamentos vencidos e a dupla dispensação, evitando que o paciente pegue o medicamento mais de uma vez por mês, sem necessidade. “A Secretaria também descentralizou o atendimento da Farmácia Municipal para os bairros, levando os medicamentos básicos para mais perto da população, nas 72 UBS”, declarou.
De acordo com a gerente do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Bruna Araújo, antes, os remédios básicos eram distribuídos apenas na Farmácia Central. Os medicamentos de saúde mental também foram descentralizados, com a convocação de mais farmacêuticos, aprovados no concurso público. “A medida promoveu uma redução de 60% no atendimento realizado na Farmácia Municipal”, afirmou.
O farmacêutico do Centro de Saúde de Guarus Dr. Henrique Oliveira, Rony Monteiro, disse que a informatização das farmácias é uma excelente ferramenta gerencial para os profissionais, pois contém as informações dos pacientes cadastrados e os dados em tempo real do estoque. “É bom para o farmacêutico, bom para o DAF e para o paciente, pois temos controle do que está acabando para repor em tempo”, destacou.
Para Rony, Campos está na frente de outras cidades. “Aqui já está bem adiantado. Tenho 10 anos de serviço público, somando as cidades por onde já passei. Trabalhei também em Angra dos Reis, onde também fui concursado, e lá era carente destas ferramentas, o que dificultava muito nosso trabalho. Aqui em Campos, vejo uma busca constante e um esforço da Secretaria de Saúde para melhorar a cada dia mais o acesso dos pacientes ao sistema de saúde como um todo”, disse.
O técnico de farmácia, Gustavo Pessanha, afirmou que agora está mais organizado e mais ágil. “O controle do estoque é infinitamente maior e melhor, e o cadastro fica sempre atualizado, com a informatização”. Rayanne Coelho Miranda, 22 anos, sempre leva o filho Welkerson Coelho, 1 ano, para consultas com o pediatra. “Sempre encontro tudo o que preciso aqui. Sou muito bem atendida”, relatou.
Últimas Notícias adicionadas
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















