O subsecretário executivo de Saúde, Sebastião Tavares Campista, visitou, nesta terça-feira (25), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Campelo, onde foi realizada ação de prevenção e orientação à saúde do homem. A programação integra a Campanha Novembro Azul 2014. Ele representou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, e estava acompanhado do superintendente de Controle, Avaliação e Auditoria, Carlos Felipe Mocaiber.
O evento contou com a participação do médico Walter Silva da Conceição, e da administradora da UBS, Rafaela Rangel. O enfermeiro da UBS, Cleivison José Barbosa, promoveu palestra sobre câncer de próstata e destacou que a educação em saúde é um recurso precioso à prevenção de doenças e promoção da saúde.
- Distúrbios de saúde como o diabetes, tabagismo, alcoolismo, hipertensão arterial, entre outros problemas relacionados à saúde do homem têm igual relevância consoante à Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aqueles que têm histórico da doença em parentes de primeiro grau, antes dos 60 anos, apresentam risco aumentado de três a 10 vezes – explicou o enfermeiro.
Ele acrescentou que o diálogo entre o profissional e o usuário/paciente é muito importante. ”O preconceito masculino frente ao toque retal é algo a ser desconstruído. O humor com o qual o brasileiro trata o assunto pode ser útil na divulgação do exame. Muitas vezes, as mulheres minimizam a negligência que o homem tem sobre sua própria saúde, insistindo para que ele procure o serviço de saúde”, disse.
Cleivison falou sobre o panorama atual da doença no Brasil e no mundo, e explicou que a doença é assintomática, inicialmente, e que na maioria dos casos tem progressão lenta. “O paciente possui uma sobrevida que pode passar de 10 anos”, afirmou. Alguns usuários aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas.
Elisângela Júlio Brito, 37 anos, mostrou preocupação com a possibilidade de recidivas e metástases descobertas após à prostatectomia (remoção cirúrgica da próstata). “O câncer pode voltar?”, perguntou. Carlos Luiz Porto dos Santos questionou sobre a intervenção cirúrgica. “O homem pode ter problemas de ereção, após a cirurgia?”.
Para administradora, a repercussão da palestra do Outubro Rosa, no último mês, fez com que a atividade desta terça-feira tomasse maior proporção. “A palestra se transformou em um evento no qual foram promovidas, não somente as orientações e conscientização da população sobre o tema, mas também a confraternização entre usuários e os profissionais, o que estreita os laços da unidade com a comunidade”. O evento contou ainda com um coffee break ao final da apresentação.