Notícia no detalhe
Parceria: Hiperdia e Projeto MOTIVARH no Horto
O Programa de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia), da Secretaria de Saúde, atendeu nesta quarta-feira (3), a uma solicitação da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, para promover orientação e prevenção em saúde no Horto Municipal. Ações educativas foram realizadas entre os dois órgãos dentro do Projeto MOTIVARH.
O evento ofereceu atendimento médico, aferição da pressão arterial, aferição de glicemia capilar, orientação e prevenção. Na próxima quarta-feira (10) o atendimento acontecerá na Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e Infraestrutura, a partir das 9h.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o Hiperdia visa evitar as complicações mais frequentes das duas doenças, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, amputações de pés e pernas, cegueira definitiva, abortos e morte perinatais.
- As ações estão voltadas para o aumento da prevenção, detecção, tratamento e controle, no âmbito da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação do programa se dá no sentido de evitar o surgimento e a progressão das complicações, reduzindo o número de internações hospitalares, bem como a mortalidade – destacou o vice-prefeito.
Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu cerca de 5 milhões de itens de medicamentos para mais de 30 mil pacientes diabéticos. Aproximadamente 3 mil deles recebem também, algum tipo de insulina.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 14:38:37 Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
- 23/03/2026 11:02:04 Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
- 23/03/2026 10:21:42 Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
- 23/03/2026 10:15:35 Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
2303 11h02Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
2303 10h21Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
2303 10h15Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
2303 08h58Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















