A Casa de Passagem, acolhimento institucional da Secretaria da Família e Assistência Social, para pessoas em situação de rua, realizou nesta terça-feira (16) o almoço de confraternização pelo Natal para os assistidos da instituição. O secretário Geraldo Venâncio; a diretora de Proteção Social Especial, Ana Alice Alvarenga; a coordenadora da Casa, Cláudia Cristina Silva; e técnicos da unidade almoçaram com usuários e com pessoas que já não estão mais no acolhimento, mas continuam em acompanhamento.
Este é o caso de Valéria Ferreira de Souza, 53 anos. “Fiquei cerca de seis meses na Casa de Passagem e continuo sendo assistida, mas eu e meu marido já conseguimos alugar uma casa e estamos nos sustentando com o trabalho dele, que também ficou abrigado aqui. Agora, os técnicos daqui estão buscando benefícios para mim, porque ainda não tenho condições de trabalhar e estou passando por perícia. Venho sempre visitar o pessoal e, quando soube da festa, vim participar”, conta Valéria.
A coordenadora da Casa de Passagem desejou que, no próximo ano, os atuais 11 abrigados tenham conseguido reestabelecer os vínculos familiares rompidos ou autonomia para obterem alguma independência. O secretário Geraldo Venâncio destacou o trabalho implementado pela Prefeitura de Campos para dar mais efetividade ao atendimento e garantir dignidade a pessoas em situação de rua.
- Uma das medidas foi melhorar as condições físicas das unidades de atendimento: o CentroPop, a Casa de Passagem e o Abrigo Lar Cidadão. Partimos da premissa de que garantir um espaço confortável e digno seria a primeira sinalização de valorização dessas pessoas. Desenvolvemos um trabalho que respeita o tempo de cada assistido, seja para reabilitação, seja na reconstrução de vínculos famílias e na retomada da própria vida, não mais à margem, mas livre de preconceitos, em sociedade – explicou o secretário de Família e Assistência Social.
Com o apoio da sociedade – Outras confraternizações de Natal para pessoas em situação de rua estão marcadas para esta semana. Nesta quarta-feira (17), às 13h, um almoço será preparado para os acolhidos no Abrigo Lar Cidadão. Assistidos do CentroPop ganharam, através da doação de um grupo de jovens, uma ceia de Natal. A ceia será servida na quinta-feira (18), às 19h.
- Esse tipo de participação da sociedade é muito importante e acertada, porque serve de exemplo para que outros evitem dar dinheiro ou comida a pessoas que estão na rua, fazendo que elas busquem assistência nos órgãos referenciados para atende-las. Além disso, essa aproximação demonstra que muitos cidadãos têm preocupação e respeito a pessoas que precisam de apoio para terem sua cidadania resgatada - conclui a diretora de Proteção Social Especial.