Notícia no detalhe
Mutirão contra dengue e chikungunya a partir de segunda-feira
Mais de 25 mil imóveis devem ser visitados por 530 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a partir de segunda-feira (12). É quando terá início o primeiro mutirão contra a Dengue e Febre Chikungunya do ano. A medida integra a adesão do município à Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Febre Chikungunya. A força tarefa prossegue até sexta-feira (16), das 8h às 14h.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a expectativa é recolher cerca de cinco mil sacos de lixos de materiais inservíveis. “A concentração acontecerá em dois locais: Palácio da Cultura e Praça do Santíssimo Salvador. É importante destacar que apenas 51 casos de dengue foram confirmados no município em 2014 e nenhum caso de febre chikungunya”, destacou.
Outros mutirões acontecerão ao longo do ano. Neste primeiro, serão vistoriados os imóveis dos seguintes bairros: Centro, Conselheiro Tomás Coelho, Jardim Maria de Queiroz, Presidente Juscelino, Parque Dom Bosco, Pelinca, Parque Santo Amaro, Parque Tamandaré e Parque São Caetano. Dentre as ações, haverá colocação de tela para caixa d´água, aplicação de larvicidas e distribuição de material informativo e orientação.
A secretaria municipal de Saúde está aguardando, ainda, novo posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para realizar treinamento para médicos e enfermeiros, em adesão à Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Chikungunya. O evento seria realizado em dezembro, mas foi cancelado “por motivos adversos”, segundo André de Miranda Pinto, assessor do Centro Estadual de Apoio à Gestão de Vigilância em Saúde.
A Vigilância em Saúde vai emitir nota técnica contra a Chikungunya, que será distribuída em todas as unidades de saúde do município, como parte das ações de bloqueio contra a doença. Todas as unidades de emergência já estão treinadas para fazerem o diagnóstico das duas doenças, evitando complicações.
Doutor Chicão informou que foram registrados três casos de dengue em janeiro, quatro em fevereiro, quatro em março, cinco em abril, quatro em maio, oito em junho, cinco de julho, dois em agosto, quatro em setembro, dois em outubro, seis em novembro e quatro em dezembro. “O mosquito que transmite as duas doenças é o mesmo”, lembrou.
Últimas Notícias adicionadas
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















