Notícia no detalhe
Morar Feliz: dignidade e cidadania para milhares de famílias
Famílias que viviam em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social, hoje, vivem com mais dignidade e cidadania nos condomínios do Programa Morar Feliz, desenvolvido pela Prefeitura de Campos. Eram famílias que viviam há décadas às margens de rodovias federais e estaduais ou em áreas de alagamento. Hoje, quase seis mil famílias deixaram para trás esta triste história e estão vivendo em novos condomínios em casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. 0s condomínios contam com total infraestrutura, como redes de água e esgoto, iluminação e ruas pavimentadas. No mês passado, 312 moradores da Margem da Linha, cadastrados em 2012, e beneficiados de acordo com critérios socioeconômicos, foram transferidos para o condomínio de Ururaí, onde serão cerca de 1.300 casas ao todo.
O Morar Feliz é um investimento social superior a R$ 800 milhões que, até 2016, beneficiará mais de 40 mil pessoas. É um dos maiores programas habitacionais do interior do Brasil com a construção de 10 mil casas em duas etapas. Desse total, a Prefeitura de Campos entregou 5.842 moradias, sendo 5.426 na primeira etapa em 14 condomínios e 10 bairros. O secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio, explica que o programa é o maior desenvolvido por uma prefeitura e que, através deste programa, as famílias têm deixado para trás uma triste realidade. “Muitas destas famílias viviam em condições insalubres e, hoje, têm uma casa segura para abrigar a todos. Na verdade, elas não mudam apenas de casa. Elas mudam de vida”, disse.
Da segunda etapa, já foram entregues casas em Dores de Macabu, Ponta Grossa dos Fidalgos e as primeiras 312 em Ururaí. Em breve, será Saturnino Braga. Todos na área rural. Na primeira etapa, moradores de bairros, como Eldorado, Lagoa das Pedras e Ururaí também foram beneficiados. Em Ururaí, as obras continuam no canteiro, que tem cerca de 1.300 casas ao todo. “O Morar Feliz é um programa de grande alcance social que, além de transformar a vida de milhares de pessoas, também, resolveu questões ambientais porque havia famílias que moravam às margens de rios e lagoas”, disse o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
— Esta casa foi o melhor presente de Natal que eu e minha família já ganhamos na vida. Ainda não consigo acreditar que meu sonho foi realizado. Vivi mais de 17 anos numa casa sem reboco, sem piso e que nem banheiro tinha. Para tomar banho, lavar louça e roupas, nós pegávamos água na torneira que tinha no quintal, porque dentro de casa não tinha água. Minha rotina era uma luta diária, mas graças a Deus, não vamos mais passar por isso. Estou muito feliz, enfim, minha hora chegou”. A declaração é da dona de casa Marli Almeida, 43 anos, que era moradora da Margem da Linha e foi contemplada junto com o marido e as duas filhas, com uma das casas do conjunto habitacional Morar Feliz de Ururaí.
Um fim de ano com motivos de sobra para comemorar, mas o principal deles foi a realização do sonho da casa própria. Uma dessas famílias é da aposentada Marlene de Oliveira, 59 anos. Abençoada - como gosta de dizer - com uma casa, a contemplação pelo programa municipal de habitação social é motivo de celebração. “Graças a Deus tive um Natal maravilhoso e tenho certeza que 2015 vai ser muito melhor. Fui abençoada com esta casa e estou muito satisfeita”, disse ela ao lado de seus netos.
Em maio do ano passado, o Morar Feliz foi apresentado no Fórum Nacional de Habitação que reconheceu a sua qualidade e a eficiência. Lá o programa acabou sendo premiado com o Selo Mérito 2013 da Associação Brasileira de Cohabs e agentes públicos de Habitação na categoria Grande Impacto Regional.
— Se considerarmos que cada residência abriga, em média, quatro pessoas, o Programa Morar Feliz tem mais habitantes do que 30 municípios do Estado do Rio de Janeiro. E, ainda, se somarmos o número de habitantes de Laje do Muriaé, São José de Ubá e Macuco não chegaremos a 20 mil cidadãos, o que mostra o grande esforço da Prefeitura de Campos para acolher e assistir seus munícipes que viviam em área de risco ou dependendo do Aluguel Social - destaca o secretário de Governo, Suledil Bernardino, baseado em dados do Censo 2010 do IBGE.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore