Notícia no detalhe
Visa orienta sobre cuidados com alimentos durante o verão
Com a chegada do Verão, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Por isso, o Departamento de Fiscalização e Vigilância Sanitária de Campos (Visa-Campos) orienta os consumidores e turistas sobre os cuidados especiais que devem ter no momento da compra, conservação e consumo de alimentos durante o período mais quente do ano.
Com o calor, frutas, verduras e legumes duram menos. É necessário estar atento à validade dos produtos nesses períodos promocionais; e observar bem a higiene dos serviços oferecidos pelos ambulantes. Segundo o gerente da Visa-Campos, Elden Pereira, Verão significa férias, praia e consumo de produtos por ambulantes. Logo, é preciso observar a higienização do serviço oferecido. “O isopor, por exemplo, deve estar bem lacrado e refrigerado com gelo em escama, que serve apenas para conservar a temperatura. Já o gelo para consumo é em cubo, feito de água potável”.
Elden ainda alerta sobre os descartáveis: “É importante inutilizar a embalagem. O canudo deve estar em embalagem individual e os consumidores devem colaborar para que não haja reaproveitamento dos recicláveis ao amassar copos, por exemplo, ou dar um nó no canudinho”, acrescentou.
Outro alerta é evitar a compra de alimentos na beira da estrada pelo desconhecimento de como o produto foi feito. Quanto às bebidas, apenas consumir as que estiverem em suas embalagens originais e limpar bem a tampa da bebida com guardanapo, amenizando que a sujeira do isopor entre na lata.
Quem faz as refeições na casa de veraneio, em especial alugada, também precisa se ater à adequação da cozinha, que nem sempre é bem equipada. Na falta de um local para resfriar os alimentos, a ordem é desistir do consumo. Ou você consome o alimento mantido sob refrigeração ou não consome, principalmente, os proteicos. Outra dica é para os dias de festa: nada de deixar os alimentos expostos em temperatura ambiente por muito tempo. “Em duas horas de exposição, há grande risco de danos à saúde.”, afirma Elden.
A dona de casa campista Maria Eni Miranda, 55 anos, toma todas essas precauções quando ela mesma está no fogão, como usar touca e avental. Mas nunca havia tomado o cuidado de verificar essas questões quando se alimenta fora de casa. Pela primeira vez, ela foi à cozinha do restaurante onde almoçava. “Foi importante ver que eles também têm higiene. Isso me deu uma ótima impressão”.
- Para quem gosta de fazer refeições rápidas em vendedores ambulantes, é bom estar atento também, às condições de higiene do alimento e asseio dos próprios manipuladores. Deve-se evitar consumir alimentos sem procedência, mal acondicionados e em temperatura inadequada - ressalta Elden.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore