Notícia no detalhe
Esculturas a Patrocínio voltarão para o Palácio da Cultura
A representação da Abolição da Escravatura em forma de estátuas, uma obra do famoso escultor Joás Pereira dos Passos, o mesmo que esculpiu a estátua de Noel Rosa, no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, voltará para o Palácio da Cultura, de onde fora retirado, em 2007, no governo do ex-Prefeito Alexandre Mocaiber. Ela ficará ao lado do Panteão dos Heróis, compondo a paisagem urbana daquela área da Avenida Pelinca.
A informação é do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Coppam), Orávio de Campos Soares, que esteve, na semana passada, no canteiro de obras das reformas do Palácio, estudando a novo local das estátuas, uma vez que onde se encontravam - à entrada do patrimônio público - voltará a compor o espelho d’água do lago integrante do belo paisagismo de Burle Marx.
Homenagem justa – A arte é uma justa homenagem ao maior dos abolicionistas brasileiros – José do Patrocínio (1853-1905) -, que, nascido em Campos, filho do Vigário João Carlos, conseguiu, pelo seu talento, ser sucesso na imprensa e no meio intelectual do II Império, constituindo-se, sem dúvida, numa das maiores expressões políticas de seu tempo, muito lutando pela libertação dos escravos.
O conjunto foi instalado em 2003, por sugestão dos poetas Antonio Roberto Fernandes e Vilmar Ferreira Rangel e do escritor Jorge Renato Pereira Pinto, da Academia Campista de Letras, junto à rampa de acessibilidade do Palácio (obra do arquiteto Francisco Leal, atualmente passando por uma reforma) e levada para a Praça Fatia de Queijo, onde se encontra próximo do canhão da Revolução de 30.
Para o professor Orávio de Campos Soares, o retorno da obra de arte vai ocorrer assim que for possível o traslado e será entregue à comunidade juntamente com as novas obras do Palácio da Cultura. “O novo espaço foi aprovado, também, pelo Conselho Municipal de Cultura e faz parte do rol de reivindicações produzido pela IV Conferência Municipal, realizada em setembro do ano passado”, afirmou.
No Panteão encontram-se os restos mortais de José do Patrocínio, sua mulher Maria Henriqueta Sena e do ex-Prefeito João Barcelos Martins, considerado uma das vítimas da chamada Revolução de 1964. “Penso e também os conselheiros, que o lugar escolhido vai compor o conjunto que faz homenagens aos heróis da história do município”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















