Notícia no detalhe
Prefeitura economiza R$ 1 milhão/ano com uso racional de energia
O Programa de Uso Racional de Energia e Sustentabilidade, implementado pela Prefeitura de Campos no segundo semestre de 2014, através da Secretaria de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, vem apresentando economia de R$ 1 milhão/mês nas contas do município. O diretor de Energia da Secretaria, João Batista Pessanha, ressalta que o objetivo do programa é conscientizar as pessoas sobre a escassez de energia e de água, e somente usar o que for necessário, sem desperdiçar.
Ele destaca que no âmbito da Prefeitura, foi criada a Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice) para disseminar o trabalho e evitar o desperdício no setor público, e ao mesmo tempo, buscar a eficiência energética.
- Ao criar o programa, a Comissão teve a intenção de incentivar as pessoas ao uso racional de energia não apenas nos prédios públicos, mas nas casas, nas escolas, nos restaurantes, nas empresas da iniciativa privada de todo o setor produtivo, de forma a conscientizar toda a população sobre este uso racional - enfatiza João Batista Pessanha, que destaca o programa de adequação das demandas, que implica em negociações para contratação de serviços com custos menores.
Para efeito de testar resultados, inicialmente um projeto piloto foi realizado no entorno do Jardim do Liceu. Todas as lâmpadas de vapor de sódio do logradouro público foram substituídas por lâmpadas de led, que embora sejam bem mais econômicas, têm maior intensidade de lúmens. Por isso, foi mantido o mesmo nível de eficiência energética, e o melhor, foi obtida uma economia de cerca de 50% em consumo de energia com iluminação nestes locais, com média geral que varia entre 10% e 20%.
A Comissão mantém entendimento com a Fundação Municipal de Saúde para a implementação do sistema, com ênfase nos horários de pico, quando a tarifa de energia é muito mais cara. Para reduzir o consumo nestes horários de pico, a tecnologia, através de temporizadores, sensores de presença, (que apagam as luzes quando não tem ninguém no ambiente), e outros recursos têm apresentado uma economia bastante acentuada nas contas de energia e de água, também nos próprios da Prefeitura.
Últimas Notícias adicionadas
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















