Notícia no detalhe
Saúde Mental: 9 dispositivos promovem a reinserção social
Em Campos, os usuários de saúde mental e usuários de droga mental contamos com nove dispositivos que estão promovendo a reinserção social. Uma delas é a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) que atende crianças e adolescentes no combate às drogas. Ela integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o Plano Emergencial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a UAI está promovendo o atendimento na modalidade de acolhimento transitório, em caráter 24 horas, para meninos com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. “Neste caso, a internação é voluntária, ou seja, há o desejo espontâneo dos meninos e meninas”, explicou.
O Consultório na Rua também está em funcionamento e visa garantir atendimento de baixa complexidade voltada para o atendimento à população na rua. Além disso, a Secretaria transformou o CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial/Álcool e Drogas Dr. Ari Viana) para CAPS AD III, que conta com atendimento a pessoas portadoras de transtornos mentais decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas.
No Estado do Rio de Janeiro, com exceção da capital, Campos é o primeiro município com uma estrutura de UAI e Consultório na Rua. Para isso, a Prefeitura criou o Comitê Municipal Intersetorial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Além disso, aderiu ao programa federal “Crack – é possível vencer”.
- O Serviço de Proteção Social para Pessoas com Dependência Química de Campos, que funciona na Clínica de Reabilitação Geremias de Mattos Fontes, é outro serviço e não tem demanda reprimida. Sobram vagas para atender os dependentes de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas a partir dos 18 anos, que desejam ser internados voluntariamente. A clínica funciona em Pedra Lisa, Morro do Coco, distrito de Campos, e já tratou mais de 790 pacientes – informou.
O Pronto Socorro Psiquiátrico (PU) da Saldanha Marinho oferece atendimento a pacientes em crise. O Centro de Atendimento Psicossocial Dr. Romeu Casarsa (CAPS III) garante atendimento diurno e noturno (24 horas) a adultos com transtornos severos e persistentes. Crianças e adolescentes com transtornos mentais são atendidos diariamente no CAPS I (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil Dr. João Castelo Branco).
- Temos ainda o Centro de Atendimento Psicossocial Dr. João Batista de Araújo Gomes (CAPS II), que faz atendimento diurno de adultos com transtorno mental severo e persistente. Na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José também oferecemos atendimento psiquiátrico ambulatorial – destacou.
Além disso, a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) está em fase de implantação, e vai oferecer atendimento na modalidade de acolhimento transitório para adultos com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. Outro projeto em andamento é o de Residência Terapêutica, com objetivo de proporcionar atendimento residencial para pacientes egressos de instituições de longa permanência.
- O atendimento é desburocratizado e espontâneo. As portas estão abertas diariamente. O protocolo de atendimento depende da necessidade apresentada pelo paciente. A busca é por uma prestação de atendimento que respeite a subjetividade do indivíduo. O município oferece tratamento com assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e pedagogos – destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto