Notícia no detalhe
FMIJ: assistência social a crianças e adolescentes nos acolhimentos
Seis acolhimentos (abrigos), cinco Conselhos Tutelares e um Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA). Campos, hoje, é um dos poucos municípios do Brasil a contar com uma estrutura tão completa para o desenvolvimento da política de assistência social à infância e à adolescência. A informação é do presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Thiago Ferrugem. São cerca de 170 crianças e adolescentes nos cinco acolhimentos institucionais de Campos, mas a meta é ter uma média de 20 acolhidos por abrigo.
- Para isso, é feito todo um acompanhamento dos acolhidos e da família, pois o acolhimento é temporário e a reinserção na família é o objetivo principal. Em cada acolhimento, há reuniões do acolhido com sua família. E mais, para que a criança e o adolescente não percam o convívio social, mantemos horários para visitas da comunidade. Temos grupos que visitam os acolhidos, levando atividades esportivas, culturais. Isso ajuda muito na reestruturação da família, no resgate dos acolhidos. Se a criança ou o adolescente não tem família, esse convívio é ainda mais importante e favorece inclusive as adoções – explica Thiago.
Acolhimentos, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), devem contar com serviços multidisciplinares, mas devem ser especialmente semelhantes a uma residência. No Aconchego, crianças de zero a 12 anos contam com estrutura pra lá de especial. Além de atendimento pedagógico, serviço social, psicológico, fonoaudiólogo, tem quadra poliesportiva, brinquedotecas, salas de reforço, auditório, sala de informática, berçário, entre outros. Em 2013 e 2014, oito adolescentes que ficaram acolhidos na unidade foram adotados.
- Temos 51 acolhidos, entre crianças e adolescentes de até 17 anos. Temos adolescentes para que não haja o desmembramento de grupos de crianças e adolescentes com vínculos familiares, como irmãos. A unidade, que ganhou nova sede em 2013, já encaminhou 22 acolhidos para famílias substitutas. Aqui, recebemos grupos diversos, de jovens, adultos, pessoas que visitam o acolhimento para trazer mais alegria para as crianças e que constroem amizade com os acolhidos, ajudando muito na socialização deles – conta a coordenadora do Aconchego, a professora Aldiléia Alves
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira