Notícia no detalhe
Procon-Campos orienta consumidores sobre as promoções
Por: Da Redação -
Foto: Antônio Leudo - 27/03/2015 - 17:17:48
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) divulga alguns cuidados que os consumidores devem observar neste período de grandes promoções no comércio campista. “Para que a compra seja realmente compensatória, o consumidor deve tomar alguns cuidados, como não se endividar, comprar produtos necessários, buscar produtos de qualidade e fazer uma boa pesquisa de preços”, destaca a secretária Rosangela Tavares.
Rosangela orienta os consumidores sobre os cuidados que devem ser observados ao adquirir os produtos com descontos.
Política de trocas:
A troca somente é obrigatória quando o produto apresentar defeito. Cor, padronagem, estampa ou tamanho não são defeitos e não obrigam o fornecedor ou o lojista a trocar o produto;
Exija sempre a nota fiscal ou cupom fiscal nas compras e guarde esse comprovante. Para usar a garantia, você precisará apresentar a nota de compra.
Vícios:
Caso apresente um defeito, o produto deverá ser enviado à assistência técnica autorizada e o fornecedor tem um prazo de no máximo 30 dias, para resolver o problema. Ultrapassando este prazo, o consumidor poderá exigir: a substituição do produto por outro igual e novo; a restituição imediata da quantia paga, corrigida monetariamente, sem o prejuízo de eventuais perdas e danos; e o abatimento proporcional do preço.
O consumidor deve estar ciente que muitos produtos estão em liquidação por haver um pequeno defeito ou vício. Se o lojista informar este defeito no ato da venda e o consumidor aceitar adquiri-lo desta maneira, deverá conformar-se com o defeito do produto, pois estava ciente ao comprá-lo.
Direito de arrependimento:
O direito de arrependimento somente pode ser usado para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por exemplo, aquelas realizadas por meio de catálogo, Internet, correspondência, telefone). Até o prazo de sete dias o consumidor poderá desistir da compra realizada e devolver o produto, recebendo seu dinheiro de volta, corrigido monetariamente, e as despesas de postagem.
Condições de pagamento:
Peça informações claras sobre produtos e serviços, condições de pagamento à vista e a prazo (juros, encargos, número de prestações). Solicite o cumprimento das ofertas e leve os anúncios.
A loja não pode exigir um valor mínimo para que o consumidor possa pagar a compra com cartão. Se a loja aceita esta forma de pagamento, deve aceitá-la para qualquer valor nas compras à vista. Não pode da mesma forma, recusar o uso do cartão para compra de produtos em promoção. A compra com o cartão de crédito, se não for parcelada, é considerada pagamento à vista, como se fosse em dinheiro, cheque ou cartão de débito.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















