Notícia no detalhe
Prontuário Eletrônico: mais uma ferramenta contra dengue
O Prontuário Eletrônico da Dengue (PED) é uma das ferramentas do município no combate à dengue. Trata-se de um excelente instrumento para o gestor de saúde, pois apresenta, em tempo real e de forma digitalizada, os casos da doença, através de sistema de georreferenciamento, possibilitando o bloqueio epidemiológico de forma mais rápida e eficaz.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, a dengue é uma das vertentes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância e Saúde (Cievs), que realiza o monitoramento desta e de outras doenças. Com o PED, a Direção de Vigilância Epidemiológica identifica o endereço do paciente com suspeita da doença, assim que o médico registra o caso no sistema.
- Os dados são enviados para o Centro de Referência da Dengue (CRD) e para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que dispara as ações de vigilância ambiental à residência do paciente, intensificando o combate e a prevenção. Com o prontuário, a propagação da doença é menor – explicou o vice-prefeito.
Ele lembra que médicos de unidades de saúde das redes pública e particular podem realizar notificações no prontuário, disponível no endereço www.saude.campos.rj.gov.br/dengue. “Basta que solicitem o login e a senha na Secretaria de Saúde”, informou.
Cievs – O Cievs visa captar as notificações de eventos que possam se configurar em uma emergência de saúde pública, para disparar as ações de combate e prevenção de forma mais rápida. Outras três vertentes do Centro são a Vigilância da Violência, Vigilância dos Acidentes Biológicos e Vigilância do Câncer.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 14:38:37 Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
- 23/03/2026 11:02:04 Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
- 23/03/2026 10:21:42 Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
- 23/03/2026 10:15:35 Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
Seduct recebe primeiros kits com material destinado às escolas da rede municipal
2303 11h02Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
2303 10h21Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
2303 10h15Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
2303 08h58Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















