Notícia no detalhe
Dia Mundial da Conscientização do Autismo lembrado em Campos
Dois de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e, em Campos, a data foi marcada por pais e mães de crianças diagnosticadas com um piquenique na Praça do Flamboyant. O grupo participou de várias atividades durante a semana, que começou no domingo com atividades no Jardim São Benedito no 1º piquenique inclusivo. Entre as atividades, estavam roda de capoeira, pintura e contação de histórias.
Segundo a psicopedagoga Adriana Rangel, mãe de Arthur, 3 anos e 5 meses, foi criada uma página no facebook “família azul autismo campos RJ” e o grupo vem se fortalecendo para garantir assistência a todos. “O decreto 8.368 do dia 02 de dezembro regulamenta a Lei 12.764, que institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O problema é que a lei ainda não é muito clara e, com isso, dificulta na hora de conseguir serviços, principalmente, na rede particular”, informa Adriana.
Ela explica que, muitas vezes, ainda há dificuldade no diagnóstico. Números extra-oficiais apontam que são cerca de 3.500 pessoas com autismo em Campos. Sem contar com os que não foram diagnosticados ainda e aqueles que famílias e escolas não descobriram porque a criança ainda não sinalizou.
O grupo também participou de uma palestra oferecida pelo Rotary em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos, com a participação de pais de crianças com autismo e estudantes de medicina. “Foi uma semana muito produtiva, quando pudemos nos unir mais, divulgar nossas necessidades quanto ao atendimento às nossas crianças e, ainda, nos informarmos mais”, disse a psicopedagoga.
Estrutura oferecida em Campos – A Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape) conta com o Centro de Referência do Autismo. A entidade é co-financiada pela prefeitura, através da Secretaria da Família e Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde. A Apape oferece acompanhamento em múltiplas deficiências (intelectual, mental, física e sensorial), como encefalopatia, Síndromes de Down, de west, de asperger, de tourette, entre outras.
Campos também possui um Centro de Genética, que funciona no CRTCA 2, perto do Parque Alzira Vargas, onde está sendo construída a Cidade da Criança, e atende crianças de vários municípios. O município também conta com mais de 40 salas de recursos em escolas da rede municipal
Últimas Notícias adicionadas
- 29/12/2024 11:37:03 UPH Farol de São Tomé reforça equipe para o verão e fim de ano
- 29/12/2024 11:28:54 Inscrições abertas para o concurso Garoto e Garota Farol 2025
- 29/12/2024 11:01:04 Sáude alerta para cuidados com as arboviroses durante período de viagens
- 29/12/2024 10:32:16 Lista dos alunos para continuidade dos estudos a partir de 8 de janeiro
- 29/12/2024 09:11:46 Secretaria entrega cadeiras de roda e banho ao Centro Dia do Idoso
UPH Farol de São Tomé reforça equipe para o verão e fim de ano
2912 11h28Inscrições abertas para o concurso Garoto e Garota Farol 2025
2912 11h01Sáude alerta para cuidados com as arboviroses durante período de viagens
2912 10h32Lista dos alunos para continuidade dos estudos a partir de 8 de janeiro
2912 09h11Secretaria entrega cadeiras de roda e banho ao Centro Dia do Idoso
Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
4Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
5Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira
6Campos inaugura decoração de Natal na Praça do Santíssimo Salvador