Notícia no detalhe
RJ-216: obras de finalização na marginal e na pista central sentido cidade
Motoristas que trafegam pela RJ-216, no trecho em obras de duplicação, entre o Posto do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e a Avenida 28 de Março, bem como pela via marginal, no sentido Farol de São Tomé-Campos, devem trafegar com cuidado redobrado. É que a Prefeitura de Campos realiza obra na marginal para ligações de redes de drenagem das ruas de um grande condomínio habitacional que surge nas proximidades do BPRv, bem como realiza a preparação para fazer a última camada asfáltica em toda extensão da pista da rodovia, desde a rotatória de ligação da Rodovia dos Ceramistas até a Avenida 28 de Março.
As obras estão na fase de acréscimos no sistema de drenagem, asfaltamento e iluminação.
É preciso ter cuidado também, entre as duas faixas centrais, junto da ciclovia. Homens estão trabalhando na instalação das redes elétricas e equipamentos eletrônicos de controle das luminárias no trecho entre o Campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Avenida 28 de Março. O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, informa que ao todo são 130 luminárias instaladas em super postes de 17 metros com pétalas duplas (duas luminárias por postes) nas duas vias centrais da rodovia, e em pétalas simples nas vias marginais.
- Já foram instaladas, testadas e estão funcionando as luminárias no trecho entre o Posto do BPRv junto da rotatória na ligação com a Rodovia dos Ceramistas e o Campus da UFRRJ. Nesta segunda-feira (27) iniciamos os trabalhos de instalação dos equipamentos do sistema de iluminação no outro trecho, que compreende desde o Campus da UFRJ até a avenida 28 de Março, que será testado a partir desta sexta-feira, dia 1º de maio - informa Edilson Peixoto.
O secretário acrescenta que toda extensão da pista central sentido Campos-Farol de São Tomé já está com as obras concluídas, inclusive com sinalização viária também na via marginal do lado direito de quem trafega da Avenida 28 de Março para Goitacazes. Peixoto destaca que as vias marginais dos dois lados da RJ-216 foram construídas para facilitar a circulação dos veículos dos moradores dos bairros cortados pela rodovia estadual, que recebe melhorias pela Prefeitura de Campos.
Pela margem direita, a via marginal, construída no mesmo nível das ruas, contempla moradores dos bairros Santo Antônio, Imperial I, Imperial II, Tropical, Varandas do Visconde e Donana. Pela margem esquerda (sentido Goitacazes-28 de Março), a via marginal contempla moradores dos bairros que começam a surgir nas proximidades do BPRv, condomínio Alphaville, condomínio Cassis, Parque Bela Vista e Parque Prado.
O diretor de Planejamento Viário do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Paulo Dias, informa que tanto na pista central da rodovia, sentido 28 de Março-Goitacazes, como na via marginal, a sinalização viária já ficou pronta, tanto a horizontal (faixas na pista) tanto a vertical (placas). Ele informa que logo após a cobertura da última camada asfáltica da via central da rodovia, sentido Goitacazes-28 de Março, o IMTT providenciará a sinalização na margem direita.
Para evitar acidentes com pedestres na travessia da rodovia, por se tratar de via expressa, com grande fluxo de veículos, a Prefeitura providenciou a construção de passarela e de passagens de superfície, com acessibilidade das vias marginais até o nível das pistas centrais.
Sobre os pontos de travessias para pedestres, Paulo Dias lamenta sobre o comportamento da maior parte das pessoas, que preferem a comodidade, preterindo a segurança. Ele informa que nos trechos de maior movimentação de pedestres que atravessam a via entre os bairros cortados pela RJ-216, foram construídas passagens de superfície e passarela. A passarela foi construída numa área de franca expansão mobiliária.
- Tanto a passarela como as passagens de nível para os pedestres foram construídas respeitando as normas estabelecidas na Lei de Acessibilidade. Tivemos o cuidado de cumprir as normas para prevenir acidentes. Trata-se de uma via expressa, com grande fluxo de veículos e que já vinha registrando elevado número de acidentes antes das obras, porque as pessoas tendem a atravessar em qualquer lugar, conforme sua comodidade. Alguns reclamam da passarela por causa da extensão das rampas, que foram construídas dentro das exigências da Lei de Acessibilidade, que exige que a inclinação seja de 8,33% da altura da passarela – pontua Paulo Dias.
Ele lembra que é assim nas passarelas das principais cidades do Brasil, a exemplo do novo trecho duplicado da BR-101, como em Rio Bonito, em Tanguá, São Gonçalo e na cidade do Rio de Janeiro.
- Pessoas que moram um pouco mais afastadas da passarela reclamam por caminhar até ela, talvez por não saber que não havia outra área disponível para sua construção e também que ela está num local onde aumenta o número de construções habitacionais - completa Paulo Dias.
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