Notícia no detalhe
Campista participa de curso sobre controle do SUS no âmbito do HIV/Aids
A campista Tamilllys Lírio, presidente da ONG Nação Basquete de Rua (NBR), vai participar do Curso de Formação de Novas Lideranças das Populações-chave Visando o Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do HIV/Aids. O curso será ministrado a partir desta quinta-feira (7) até a próxima segunda-feira (11), em Brasília. A NBR desenvolve o Programa Jovens pela Paz (PJP), em parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude.
Tamillys ficou entre os 50 jovens de 18 e 26 anos selecionados para acompanhar e participar da construção de políticas públicas de saúde, com enfoque em HIV e Aids. Segundo a presidente da NBR, estar entre os 50 jovens participantes do curso é a realização de um sonho.
- É o reconhecimento do meu trabalho com os jovens, através do programa Jovens pela Paz. É importante trabalhar de forma coletiva para que as ações sejam rotineiras e eficazes – disse Tamillys, lembrando que ela foi a única do interior do país a ser selecionada, já que o restante dos jovens é de capitais brasileiras.
Tamillys explicou que durante o curso os jovens serão capacitados para ajudar no controle do SUS, bem como apresentar propostas e ideias sobre o olhar pelo ativismo juvenil. “Será um trabalho desenvolvido com a população jovem e a população de rua”, disse.
Processo seletivo – O curso recebeu 1.019 inscrições, superando as expectativas dos organizadores. O processo seletivo foi feito pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
O edital para formação de novas lideranças jovens na área de HIV e Aids recebeu inscrições de todas as cinco regiões do Brasil e de todas as populações-chave para o combate à epidemia. Entre os inscritos estão profissionais do sexo, travestis e transexuais, gays e pessoas que usam drogas. Houve também inscrições de jovens profissionais de saúde, redutores de danos, ativistas da população negra e de religiões afro.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















