A exemplo do que fez a Prefeitura de Campos, que em 2014 criou linhas de crédito especial através do Programa Mais Crédito, com recursos do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos) para apoiar pequenos e grandes produtores rurais campistas, com juros de 0% e 2% ao ano, agora o governo federal também lança um programa que alcança pequenos, médios e grandes produtores rurais, e associações, denominado Mais Crédito Rural, com taxas que variam de 0,5% a 8,75%. Os interessados podem obter informações detalhadas com agentes de credito rural da Superintendência de Agricultura, no stand da Prefeitura, no Pavilhão de Negócios da 56ª Expoagro. A partir de segunda-feira (13) as informações podem ser obtidas através do telefone 2732-1543.
O Mais Crédito, criado pela Prefeitura de Campos, consta de estrutura com consultoria para os produtores rurais. Técnicos com diversas formações foram capacitados para atuar no mercado de credito rural. Sobre o programa Mais Crédito Rural do Pronaf, anunciado agora pelo governo federal, disponibiliza recursos que somam R$ 200 bilhões, conforme anuncia o governo federal, e contempla produtores rurais de todo o Brasil, com taxas de juros que varia entre 0,5% e 5,5% ao ano, com prazo de até 15 anos para pagar. O programa contempla também financiamento para Agroindústrias, Jovens, Mulheres, Associações e Cooperativas ligadas ao setor agropecuário.
Conforme o valor do empréstimo, o produtor rural pode obter carência de três anos para começar a produzir e então se capitalizar. Para os médios e grandes produtores rurais, a taxa de juros varia entre 7,5% e 8,75%, com prazo de até 15 anos. A decisão do governo federal em aumentar 20% o volume de recursos (mais de R$ 200 bilhões) em relação à safra anterior é para aumentar a produção de alimentos com foco na exportação de grãos, principalmente milho e soja, tendo em vista a necessidade de compensar a balança comercial, neste momento propício para exportações, tendo em vista a alta do dólar.
O programa Mais Crédito Rural disponibiliza também a todos os produtores tem disponível também credito na modalidade custeio, com taxas de juros anual variando de 2,5 a 8,75% e prazo de até 2 anos para pagar. Além dessas possibilidades existem linhas de crédito específicas para investimentos direcionados a Agroindústrias, Jovens, Mulheres, Associações e Cooperativas ligadas ao setor agropecuário.
Prefeitura viabiliza créditos para investimentos – O superintendente de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, informa que a partir de uma iniciativa da prefeitura de Campos, todos os produtores com imóveis rurais localizados no município, contam ainda com a possibilidade de equalização dos juros para créditos de investimento. Após a contratação do investimento no banco e desde que os recursos sejam corretamente aplicados e as parcelas pagas em dia, o Fundecam equalizará o juros a 2% para médios e grandes produtores e para 0% para agricultores familiares.
“Essa é uma ótima oportunidade para que produtores e empresas ligadas ao setor rural possam realizar os investimentos necessários para inovar, modernizar a propriedade aumentando assim a produção agropecuária do município”, destaca Eduardo Crespo.