Notícia no detalhe
Inaugurada Sala de Terapia Enzimática para pacientes com doenças raras
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão; e o coordenador do Programa de Genética, Marcelo Coutinho; inauguraram nesta terça-feira (28), a Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética, que funciona no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2). A unidade é destinada ao tratamento de pessoas com doenças genéticas raras e já iniciou o atendimento. A partir desta terça-feira (28), cinco pacientes iniciam o tratamento na
Sala. Ao todo, Campos tem 18 pacientes, entre crianças e adultos, que
serão beneficiadas com o novo serviço. A capacidade é de seis
pacientes/dia.
- Trata-se de uma Sala de Infusão de Medicação. A medida garantirá as condições ambulatoriais adequadas para pacientes que utilizam periodicamente medicações venosas como parte do tratamento. Atualmente, a infusão é realizada apenas em ambiente hospitalar – disse Doutor Chicão.
Segundo o geneticista e coordenador do Programa, a implantação da Sala em ambiente ambulatorial colabora para que esses procedimentos sejam realizados sem precisar ocupar leitos nas enfermarias. "Como a medicação é injetável e, às vezes, a infusão é lenta, pode provocar uma reação nos pacientes. Por isso, necessitam permanecer em repouso. Para pacientes considerados saudáveis, não haverá necessidade de internação hospitalar, uma vez que a Sala apresenta toda a segurança e o conforto necessários para um atendimento dentro das exigências técnicas", destacou o coordenador.
A inauguração da Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética contou a participação da presidente da Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS-DR), Regina Próspero.
Atendimento - Cláudia Mota de Oliveira, 20 anos, diagnosticada com MPS IV (Síndrome de Morquio), fez a primeira infusão de medicação na Sala de Terapia Enzimática nesta terça-feira (28). “O atendimento daqui é muito bom. Minhas consultas eram no Rio de Janeiro, mas estou aqui no Programa há um ano. Agora não vou mais precisar ir pro Rio. É mais cômodo fazer tudo em Campos”, disse Cláudia.
- Agora, com a infusão, a paciente Cláudia vai ter uma melhora no quadro de dor e as displasias (deformidades) ósseas vão parar de acontecer. A infusão vai proporcionar a reposição da enzima que o organismo dela não produz – explicou coordenador do Programa de Genética, Marcelo Coutinho.
Ele informou que quando necessário, os pacientes fazem exames genéticos, citogenéticos, moleculares, de paternidade, dosagem enzimática, teste do pezinho expandido, entre outros, em parceria com laboratórios conveniados.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional