Notícia no detalhe
Inaugurada Sala de Terapia Enzimática para pacientes com doenças raras
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão; e o coordenador do Programa de Genética, Marcelo Coutinho; inauguraram nesta terça-feira (28), a Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética, que funciona no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2). A unidade é destinada ao tratamento de pessoas com doenças genéticas raras e já iniciou o atendimento. A partir desta terça-feira (28), cinco pacientes iniciam o tratamento na
Sala. Ao todo, Campos tem 18 pacientes, entre crianças e adultos, que
serão beneficiadas com o novo serviço. A capacidade é de seis
pacientes/dia.
- Trata-se de uma Sala de Infusão de Medicação. A medida garantirá as condições ambulatoriais adequadas para pacientes que utilizam periodicamente medicações venosas como parte do tratamento. Atualmente, a infusão é realizada apenas em ambiente hospitalar – disse Doutor Chicão.
Segundo o geneticista e coordenador do Programa, a implantação da Sala em ambiente ambulatorial colabora para que esses procedimentos sejam realizados sem precisar ocupar leitos nas enfermarias. "Como a medicação é injetável e, às vezes, a infusão é lenta, pode provocar uma reação nos pacientes. Por isso, necessitam permanecer em repouso. Para pacientes considerados saudáveis, não haverá necessidade de internação hospitalar, uma vez que a Sala apresenta toda a segurança e o conforto necessários para um atendimento dentro das exigências técnicas", destacou o coordenador.
A inauguração da Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética contou a participação da presidente da Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS-DR), Regina Próspero.
Atendimento - Cláudia Mota de Oliveira, 20 anos, diagnosticada com MPS IV (Síndrome de Morquio), fez a primeira infusão de medicação na Sala de Terapia Enzimática nesta terça-feira (28). “O atendimento daqui é muito bom. Minhas consultas eram no Rio de Janeiro, mas estou aqui no Programa há um ano. Agora não vou mais precisar ir pro Rio. É mais cômodo fazer tudo em Campos”, disse Cláudia.
- Agora, com a infusão, a paciente Cláudia vai ter uma melhora no quadro de dor e as displasias (deformidades) ósseas vão parar de acontecer. A infusão vai proporcionar a reposição da enzima que o organismo dela não produz – explicou coordenador do Programa de Genética, Marcelo Coutinho.
Ele informou que quando necessário, os pacientes fazem exames genéticos, citogenéticos, moleculares, de paternidade, dosagem enzimática, teste do pezinho expandido, entre outros, em parceria com laboratórios conveniados.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















