Notícia no detalhe
Inaugurada Sala de Terapia Enzimática para pacientes com doenças raras
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão; e o coordenador do Programa de Genética, Marcelo Coutinho; inauguraram nesta terça-feira (28), a Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética, que funciona no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2). A unidade é destinada ao tratamento de pessoas com doenças genéticas raras e já iniciou o atendimento. A partir desta terça-feira (28), cinco pacientes iniciam o tratamento na
Sala. Ao todo, Campos tem 18 pacientes, entre crianças e adultos, que
serão beneficiadas com o novo serviço. A capacidade é de seis
pacientes/dia.
- Trata-se de uma Sala de Infusão de Medicação. A medida garantirá as condições ambulatoriais adequadas para pacientes que utilizam periodicamente medicações venosas como parte do tratamento. Atualmente, a infusão é realizada apenas em ambiente hospitalar – disse Doutor Chicão.
Segundo o geneticista e coordenador do Programa, a implantação da Sala em ambiente ambulatorial colabora para que esses procedimentos sejam realizados sem precisar ocupar leitos nas enfermarias. "Como a medicação é injetável e, às vezes, a infusão é lenta, pode provocar uma reação nos pacientes. Por isso, necessitam permanecer em repouso. Para pacientes considerados saudáveis, não haverá necessidade de internação hospitalar, uma vez que a Sala apresenta toda a segurança e o conforto necessários para um atendimento dentro das exigências técnicas", destacou o coordenador.
A inauguração da Sala de Terapia Enzimática do Programa de Genética contou a participação da presidente da Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS-DR), Regina Próspero.
Atendimento - Cláudia Mota de Oliveira, 20 anos, diagnosticada com MPS IV (Síndrome de Morquio), fez a primeira infusão de medicação na Sala de Terapia Enzimática nesta terça-feira (28). “O atendimento daqui é muito bom. Minhas consultas eram no Rio de Janeiro, mas estou aqui no Programa há um ano. Agora não vou mais precisar ir pro Rio. É mais cômodo fazer tudo em Campos”, disse Cláudia.
- Agora, com a infusão, a paciente Cláudia vai ter uma melhora no quadro de dor e as displasias (deformidades) ósseas vão parar de acontecer. A infusão vai proporcionar a reposição da enzima que o organismo dela não produz – explicou coordenador do Programa de Genética, Marcelo Coutinho.
Ele informou que quando necessário, os pacientes fazem exames genéticos, citogenéticos, moleculares, de paternidade, dosagem enzimática, teste do pezinho expandido, entre outros, em parceria com laboratórios conveniados.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/01/2026 19:25:11 Evento de abertura de ano letivo abordará vínculos entre escolas e comunidades
- 31/01/2026 19:01:06 Carreta do Trabalhador realiza 390 atendimentos em Farol de São Tomé
- 31/01/2026 14:20:45 Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
- 31/01/2026 09:01:11 Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
- 31/01/2026 08:42:14 Rodoviária de Farol registra alto fluxo de passageiros no período de verão
Evento de abertura de ano letivo abordará vínculos entre escolas e comunidades
3101 19h01Carreta do Trabalhador realiza 390 atendimentos em Farol de São Tomé
3101 14h20Seduct prorroga prazo para inscrições no Transporte Universitário 2026
3101 09h01Vem pro Lagamar ao som de Sandro Balli na edição deste domingo
3101 08h17Saúde faz chamamento para vacinação de crianças e adolescentes
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
5293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada
6Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação






















