Notícia no detalhe
Passado e futuro: exposição temporária sobre Ferrovia no Museu Histórico
Em 1873 foi inaugurada a primeira ferrovia de Campos ligando Campos ao distrito de São Sebastião. Dois anos depois, era a vez da Estrada de Ferro Macaé x Campos. Segundo a historiadora Graziela Escocard, a construção foi uma revolução para os meios de transporte da época, passou a ser conhecido como o meio de transporte mais rápido, seguro e mais barato. Atualmente, o Museu Histórico de Campos administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima abriga a exposição temporária sobre a antiga Estação Leopoldina.
O acervo passa conservação e higienização dos objetos de trem, utensílios ferroviários e também objetos do escritório da Leopoldina. Os registro são tombados pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
“O trem era o meio de transporte mais moderno da época. A inauguração da ferrovia, de maior rapidez e menor custo de operação, conduziu ao declínio da importância e uso do Canal Campos-Macaé", explica a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard.
História - Devido aos engenhos centrais e as usinas, as ferrovias agrícolas tornaram-se imprescindíveis para transportar a produção açucareira, necessária ao funcionamento da indústria. Entretanto, isso ocasionou em diversos trechos ferroviários por toda região até que chegou em 1887, a grande empresa ferroviária - Estrada de Ferro Leopoldina e posteriormente à Leopoldina Railway (nova empresa organizada em Londres, The Leopoldina Railway), que realizou a padronização da extensa malha ferroviária, criando a integração necessária para as cargas e os passageiros.
Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o Rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funcionava para carga e era operada pela FCA - Ferrovia Centro-Atlântica. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
Deste período bucólico restaram o acervo exposto no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, que fica localizado na Praça São Salvador.
Atualidade - Os trilhos geraram desenvolvimento e voltarão a partir do projeto da EF-118 (Ferrovia que ligará os portos fluminenses e capixabas, entre o Rio e Vitória). Em Julho, durante audiência pública foram colhidas propostas das entidades da sociedade civil organizada de ambos estados para serem analisadas e, de acordo com a viabilidade, serem inseridas para aprimorar o projeto. A apresentação do projeto de concessão ferroviária, cujas obras vão exigir recursos da ordem de R$ 7 bilhões, segundo informa a ANTT (Agência Nacional de Transito e Transporte).
Últimas Notícias adicionadas
- 23/12/2024 16:15:09 Prefeito recebe representantes dos hospitais filantrópicos e contratualizados
- 23/12/2024 16:05:25 Limpeza intensificada no Centro por conta das festas de final de ano
- 23/12/2024 15:20:13 Alunos do curso de Formação da Guarda Municipal iniciam estágio nas ruas de Campos
- 23/12/2024 15:04:34 Secretarias promovem formatura de 199 alunos de cursos livres e oficinas
- 23/12/2024 14:35:49 Restaurante do Povo promove Ceia de Natal para pessoas em situação de rua
Limpeza intensificada no Centro por conta das festas de final de ano
2312 16h15Prefeito recebe representantes dos hospitais filantrópicos e contratualizados
2312 15h20Alunos do curso de Formação da Guarda Municipal iniciam estágio nas ruas de Campos
2312 15h04Secretarias promovem formatura de 199 alunos de cursos livres e oficinas
2312 14h35Restaurante do Povo promove Ceia de Natal para pessoas em situação de rua
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro