Notícia no detalhe
Passado e futuro: exposição temporária sobre Ferrovia no Museu Histórico
Em 1873 foi inaugurada a primeira ferrovia de Campos ligando Campos ao distrito de São Sebastião. Dois anos depois, era a vez da Estrada de Ferro Macaé x Campos. Segundo a historiadora Graziela Escocard, a construção foi uma revolução para os meios de transporte da época, passou a ser conhecido como o meio de transporte mais rápido, seguro e mais barato. Atualmente, o Museu Histórico de Campos administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima abriga a exposição temporária sobre a antiga Estação Leopoldina.
O acervo passa conservação e higienização dos objetos de trem, utensílios ferroviários e também objetos do escritório da Leopoldina. Os registro são tombados pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
“O trem era o meio de transporte mais moderno da época. A inauguração da ferrovia, de maior rapidez e menor custo de operação, conduziu ao declínio da importância e uso do Canal Campos-Macaé", explica a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard.
História - Devido aos engenhos centrais e as usinas, as ferrovias agrícolas tornaram-se imprescindíveis para transportar a produção açucareira, necessária ao funcionamento da indústria. Entretanto, isso ocasionou em diversos trechos ferroviários por toda região até que chegou em 1887, a grande empresa ferroviária - Estrada de Ferro Leopoldina e posteriormente à Leopoldina Railway (nova empresa organizada em Londres, The Leopoldina Railway), que realizou a padronização da extensa malha ferroviária, criando a integração necessária para as cargas e os passageiros.
Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o Rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funcionava para carga e era operada pela FCA - Ferrovia Centro-Atlântica. No início dos anos 1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
Deste período bucólico restaram o acervo exposto no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, que fica localizado na Praça São Salvador.
Atualidade - Os trilhos geraram desenvolvimento e voltarão a partir do projeto da EF-118 (Ferrovia que ligará os portos fluminenses e capixabas, entre o Rio e Vitória). Em Julho, durante audiência pública foram colhidas propostas das entidades da sociedade civil organizada de ambos estados para serem analisadas e, de acordo com a viabilidade, serem inseridas para aprimorar o projeto. A apresentação do projeto de concessão ferroviária, cujas obras vão exigir recursos da ordem de R$ 7 bilhões, segundo informa a ANTT (Agência Nacional de Transito e Transporte).
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