Notícia no detalhe
Encontro para ampliar atendimento a pessoas em situação de rua
Visando avaliar e aprimorar as ações que vem sendo desenvolvidas para o atendimento às pessoas em situação de rua, a Superintendência de Paz e Defesa Social, através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), se reuniu nesta terça-feira (22) com diversas instituições. O principal objetivo do encontro foi desenvolver novas estratégias que estimulem essas pessoas a visualizar novas perspectivas de vida. Para isso, o trabalho precisará contar com o apoio de diferentes atores.
Estiveram presentes na reunião, representantes da Superintendência de Posturas, Consultório na Rua, Saúde Mental, Caps AD, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Polícia Militar, além do CentroPop e da Superintendência de Trabalho e Renda.
Um importante aspecto ressaltado pelo grupo relaciona-se à necessidade de conscientização da sociedade da importância da participação de todos no enfrentamento deste problema. De acordo com a chefe do GGIM, Suellen André, a doação de alimentos resolve somente o problema momentâneo dessas pessoas, não promove a emancipação do indivíduo e nem o estimula a buscar novas opções de vida.
Segundo Suellen, Campos é uma cidade que possui uma ampla rede de atendimento a essas pessoas, e tem sua atuação limitada à adesão do indivíduo às ações propostas.
Destacam-se o CentroPop, principal porta de entrada para os que estão em situação de rua, oferecendo atendimento especializado, alimentação, entre outros serviços; o Caps AD, que oferece tratamento para a dependência química; e a Superintendência de Trabalho e Renda, que oferece cursos e vagas no mercado de trabalho, promovendo assim, a reinserção do indivíduo na sociedade.
- Todos os presentes na reunião ressaltaram a importância de reconhecer que as pessoas em situação de rua são sujeitos de direitos. Entretanto, apesar de terem suas opções respeitadas pelos órgãos, qualquer atividade ilegal por eles desenvolvida será condenada e receberá o tratamento adequado, como já vem sendo feito pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Civil Municipal (GCM) - destacou.
Márcia Helena, coordenadora do CentroPop, disse que, baseado em um diagnóstico preciso das pessoas em situação de rua atendidas pelas instituições do município, buscará o diálogo com outras organizações que desenvolvem atividades voltadas para esse público, com o objetivo de estabelecer uma rede intersetorial, que dialogue e aprimore cada vez mais suas ações.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















