Notícia no detalhe
Encontro para ampliar atendimento a pessoas em situação de rua
Visando avaliar e aprimorar as ações que vem sendo desenvolvidas para o atendimento às pessoas em situação de rua, a Superintendência de Paz e Defesa Social, através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), se reuniu nesta terça-feira (22) com diversas instituições. O principal objetivo do encontro foi desenvolver novas estratégias que estimulem essas pessoas a visualizar novas perspectivas de vida. Para isso, o trabalho precisará contar com o apoio de diferentes atores.
Estiveram presentes na reunião, representantes da Superintendência de Posturas, Consultório na Rua, Saúde Mental, Caps AD, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Polícia Militar, além do CentroPop e da Superintendência de Trabalho e Renda.
Um importante aspecto ressaltado pelo grupo relaciona-se à necessidade de conscientização da sociedade da importância da participação de todos no enfrentamento deste problema. De acordo com a chefe do GGIM, Suellen André, a doação de alimentos resolve somente o problema momentâneo dessas pessoas, não promove a emancipação do indivíduo e nem o estimula a buscar novas opções de vida.
Segundo Suellen, Campos é uma cidade que possui uma ampla rede de atendimento a essas pessoas, e tem sua atuação limitada à adesão do indivíduo às ações propostas.
Destacam-se o CentroPop, principal porta de entrada para os que estão em situação de rua, oferecendo atendimento especializado, alimentação, entre outros serviços; o Caps AD, que oferece tratamento para a dependência química; e a Superintendência de Trabalho e Renda, que oferece cursos e vagas no mercado de trabalho, promovendo assim, a reinserção do indivíduo na sociedade.
- Todos os presentes na reunião ressaltaram a importância de reconhecer que as pessoas em situação de rua são sujeitos de direitos. Entretanto, apesar de terem suas opções respeitadas pelos órgãos, qualquer atividade ilegal por eles desenvolvida será condenada e receberá o tratamento adequado, como já vem sendo feito pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Civil Municipal (GCM) - destacou.
Márcia Helena, coordenadora do CentroPop, disse que, baseado em um diagnóstico preciso das pessoas em situação de rua atendidas pelas instituições do município, buscará o diálogo com outras organizações que desenvolvem atividades voltadas para esse público, com o objetivo de estabelecer uma rede intersetorial, que dialogue e aprimore cada vez mais suas ações.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro