Notícia no detalhe
Gestora do Degase participa de Café com o Creas
A gestora da Assessoria às Medidas Socioeducativas e ao Egresso do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase-RJ), Nina Silva, palestrou na manhã desta terça-feira (31), durante o Café com o Creas, para dezenas de profissionais da rede socioassistencial e membros de vários conselhos sociais de Campos, que trabalham com atendimento a adolescentes em conflito com a lei.
Nina destacou a importância da cooperação técnica entre estados e municípios para a implementação de ações e projetos de caráter sócioeducativo: “Cabe aos Estados prestar a assistência técnica aos municípios, de forma que possam desenvolver ações que promovam a reinserção dos adolescentes na sociedade. No momento, temos apenas 65 municípios do Rio em acordo de cooperação com o Degase e Campos é um deles. O atendimento aos adolescentes que passam por medidas de meio aberto (não abrigados) deve ser municipalizado, para fortalecer o contato desses jovens com a família e a comunidade”.
A coordenadora geral do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Maria José Mendonça, lembrou que o tema do encontro, que acontece mensalmente, foi “Fortalecendo as redes socioassistenciais”. Ela destacou a ação de instituições como o Profissionalizart e o Instituto de Excelência Valentim, que atendem a menores em cumprimento de medidas sócio-educativas, encaminhados pelo próprio Creas ou pela Justiça.
- A violência contra a criança e o adolescente ainda é muito grande em Campos, com índices iguais aos de Macaé. No Creas, temos mais de 60 adolescentes em conflito com a lei, que são direcionados para programas capazes de promover de fato a inserção social deles - , contou a pedagoga do Creas, Alessandra Crespo.
Apresentação – Alunos do Instituto de Excelência Valentim apresentaram número de música e dança e fizeram um bolo para o evento. “Temos uma ótima parceira com o Creas, através de nosso Projeto de Trabalho e Proteção ao Adolescente (PTPA), projeto de média e alta complexidade, que tem aulas diversas, como no nosso laboratório de informática, que é nosso carro-chefe com o programa de inclusão digital, grupo de violão, padaria e confeitagem, cursos que vêm ajudando na reinserção de diversos adolescentes de Campos”, explicou a diretora do instituto, Maria Sônia Valentim.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:19:21 Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
0811 20h03Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















