Notícia no detalhe
Crianças da Baixada se divertem com teatro de bonecos
O Projeto “Brincando com as Histórias”, do Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, adapta para o público infantil textos de autores campistas, que resultam na encenação de peças teatrais com fantoches. Nessa primeira etapa, está sendo encenada a peça “O invencioneiro e suas criaturas – teatro de fantoches”, que estreou nesta sexta-feira (03) na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, na Baixada Campista. Na plateia, estavam cerca de 150 crianças do 3º período ao 5º ano da Escola Cantinho Mágico, Escola Municipalizada Rotary I, Escola Municipal Manoel Coelho e Colégio Cenecista de Goitacazes.
O presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, destacou a necessidade de se valorizar a obra de José Cândido de Carvalho que, para ele, foi maior escritor. “José Cândido ambientou suas histórias na Baixada Campista, em Ururaí e no Fundão, locais bem conhecidos do nosso povo. Quem lê José Cândido de Carvalho se identifica com os personagens que falam a nossa linguagem. Por tudo isso, é que as pessoas precisam saber mais sobre a vida e a obra de José Cândido”, afirmou Avelino.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Manoel Coelho, Cristiane Elias, falou da importância de projetos como o “Brincando com as histórias”. “Isso incentiva a cultura da nossa localidade. Assim, os alunos ficam sabendo o que é um teatro de bonecos. É muito bom também porque mostra a obra de José Cândido e porque ele é tão importante. As crianças tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a Casa de Cultura que, além de servir para pesquisas, está abrigando eventos culturais”, falou Cristiane.
A peça “O invencioneiro e suas criaturas” foi adaptada por Nana Rangel e Márcia Terra do romance “O Coronel e o Lobisomem”, do conto “Porque Lulu Bergantin não atravessou o Rubicon” e de um capítulo do livro “José Cândido de Carvalho – Vida e Obra”, única biografia do escritor campista e que teve a autoria do jornalista e presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira. No elenco estão Mazzola Braz, Márcia Terra e Beth Carneiro manipulando os bonecos confeccionados por Luciano Muniz
Últimas Notícias adicionadas
- 09/04/2026 17:17:48 PreviCampos com inscrições abertas para curso sobre Regime Próprio de Previdência
- 09/04/2026 16:55:05 Prefeitura em Ação: Limpeza Pública antecipa serviços no Parque Aurora
- 09/04/2026 15:20:49 Prefeito Frederico Paes vistoria limpeza de canal no Parque Novo Eldorado
- 09/04/2026 15:10:18 Prefeitura avança para etapa final das inscrições do concurso público da Educação
- 09/04/2026 14:23:01 Campos inicia Plano de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias no dia 16
PreviCampos com inscrições abertas para curso sobre Regime Próprio de Previdência
0904 16h55Prefeitura em Ação: Limpeza Pública antecipa serviços no Parque Aurora
0904 15h10Prefeitura avança para etapa final das inscrições do concurso público da Educação
0904 15h20Prefeito Frederico Paes vistoria limpeza de canal no Parque Novo Eldorado
0904 14h23Campos inicia Plano de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias no dia 16
Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
2Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
5Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
6Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos




















