Notícia no detalhe
Prefeitura e 56º BI juntos no combate ao Aedes Aegypti
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, realizou reunião com o comandante do 56º Batalhão de Infantaria (BI), tenente-coronel Clayton Souza Cruz, para solicitar apoio no combate ao mosquito Aedes Aegypti. O encontro aconteceu na sede do Batalhão nesta sexta-feira (11). A medida integra as ações de combate à dengue, zika e chikungunya do município, tendo em vista um risco eminente de epidemia de dengue no início do próximo ano.
O subcomandante do Batalhão, tenente-coronel Joaquim Vasques Neto, e o subsecretário Executivo de Saúde, Tiago Lisboa, também participaram da reunião. Ficou pactuado que os soldados do Exército apoiarão a Secretaria, principalmente, nas ações pedagógicas junto à população, com promoção em saúde e palestras para comunidade.
O comandante disse que está acompanhando de perto a situação em outras regiões do país e lembrou que o Exército já está atuando no Nordeste. “A credibilidade do Exército junto à comunidade facilita o trabalho de abordagem nas casas. Estamos à disposição para colaborar com o município”, afirmou.
O secretário ressaltou, ainda, que o quadro atual é atípico e tem explicação multifatorial: alterações climáticas com o verão seco e o inverno úmido; adaptação do vetor a esta variação climática; ocorrência de casos de dengue tipo 1, que reforça a ideia de preocupação, pois é um vírus que costuma causar grande quantidade de casos; mudanças no perfil genético do vírus 1 da dengue, com casos mais graves e mais casos sintomáticos, o que acarreta maior aparecimento de casos que antes eram assintomáticos ou pouco geradores de sintomas.
- Trata-se de uma parceria de cooperação mútua que será formalizada na próxima semana. Novas reuniões serão agendadas para implementar as medidas necessárias, que se somam a varias outras ações já intensificadas, em parceria com diversos órgãos da Administração Pública. Se for necessário, em fevereiro, o Exército também vai auxiliar nas ações de eliminação dos focos – explicou o secretário.
Segundo Venâncio, mesmo com toda informação oferecida pelo CCZ e pela imprensa e, mesmo com as ações de combate, cerca de 90% dos focos de dengue estão dentro dos imóveis residenciais. Por isso, a secretaria de Saúde mantém o alerta para que a população não descuide da prevenção e colabore com os órgãos públicos. Diversas ações estão sendo realizadas pela Prefeitura, tanto no combate quanto na assistência aos pacientes.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















