Notícia no detalhe
Prefeitura e 56º BI juntos no combate ao Aedes Aegypti
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, realizou reunião com o comandante do 56º Batalhão de Infantaria (BI), tenente-coronel Clayton Souza Cruz, para solicitar apoio no combate ao mosquito Aedes Aegypti. O encontro aconteceu na sede do Batalhão nesta sexta-feira (11). A medida integra as ações de combate à dengue, zika e chikungunya do município, tendo em vista um risco eminente de epidemia de dengue no início do próximo ano.
O subcomandante do Batalhão, tenente-coronel Joaquim Vasques Neto, e o subsecretário Executivo de Saúde, Tiago Lisboa, também participaram da reunião. Ficou pactuado que os soldados do Exército apoiarão a Secretaria, principalmente, nas ações pedagógicas junto à população, com promoção em saúde e palestras para comunidade.
O comandante disse que está acompanhando de perto a situação em outras regiões do país e lembrou que o Exército já está atuando no Nordeste. “A credibilidade do Exército junto à comunidade facilita o trabalho de abordagem nas casas. Estamos à disposição para colaborar com o município”, afirmou.
O secretário ressaltou, ainda, que o quadro atual é atípico e tem explicação multifatorial: alterações climáticas com o verão seco e o inverno úmido; adaptação do vetor a esta variação climática; ocorrência de casos de dengue tipo 1, que reforça a ideia de preocupação, pois é um vírus que costuma causar grande quantidade de casos; mudanças no perfil genético do vírus 1 da dengue, com casos mais graves e mais casos sintomáticos, o que acarreta maior aparecimento de casos que antes eram assintomáticos ou pouco geradores de sintomas.
- Trata-se de uma parceria de cooperação mútua que será formalizada na próxima semana. Novas reuniões serão agendadas para implementar as medidas necessárias, que se somam a varias outras ações já intensificadas, em parceria com diversos órgãos da Administração Pública. Se for necessário, em fevereiro, o Exército também vai auxiliar nas ações de eliminação dos focos – explicou o secretário.
Segundo Venâncio, mesmo com toda informação oferecida pelo CCZ e pela imprensa e, mesmo com as ações de combate, cerca de 90% dos focos de dengue estão dentro dos imóveis residenciais. Por isso, a secretaria de Saúde mantém o alerta para que a população não descuide da prevenção e colabore com os órgãos públicos. Diversas ações estão sendo realizadas pela Prefeitura, tanto no combate quanto na assistência aos pacientes.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa