Notícia no detalhe
Primeiro Centro de Referência de Hipertensão e Diabetes será no HGG
A Secretaria Municipal de Saúde vai implantar o primeiro Centro de Referência de Hipertensão e Diabetes no Hospital Geral de Guarus (HGG) nas próximas semanas. O novo serviço pretende contemplar cerca de 40 mil moradores da região de Guarus, dos quais estima-se que 20% sejam hipertensos e 5% diabéticos. Eles contarão sempre com atendimento do mesmo cardiologista e endocrinologista, além de exames complementares necessários ao tratamento.
De acordo com o cardiologista e coordenador do Programa Municipal de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia), Elias Yunes, o trabalho será desenvolvido em parceria com a Subsecretaria de Atenção básica, Direção de Vigilância em Saúde, Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alair Ferreira, Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Parque Prazeres, UBSF Aldeia, UBSF Colégio Agrícola e UBSF Terra Prometida, que serão as primeiras áreas a serem contempladas e de onde os pacientes serão encaminhados.
Segundo ele, o Centro vai funcionar num sistema de referência e contrarreferência com as unidades, seguindo novo protocolo criado pelo Programa. Cada uma dessas unidades vai contar com um cardiologista e um endocrinologista do Centro como referência para receber e encaminhar os pacientes.
- Os clínicos gerais das unidades básicas vão determinar qual a gravidade de cada caso e vão encaminhar para o Centro já sabendo quem serão os especialistas de referência. Esses profissionais estarão em contato direto, para quando houver necessidade de discutir o caso de algum paciente. Será uma linha de cuidado muito próxima. Nosso objetivo é abraçar os pacientes, cuidar deles de perto, tomar conta. Vamos querer saber se eles internaram, se tiveram alta, se estão tomando os remédios, enfim – explicou o coordenador.
Além dos médicos do Hiperdia, os pacientes contarão com enfermeiros, técnicos de enfermagem e estrutura administrativa do HGG. A expectativa é implantar outros Centros com esse modelo no município, para somar aos 15 polos do Hiperdia já existentes e ao Centro de Referência de Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético. "Nada foi feito por acaso, pensamos no melhor local, em cada unidade escolhida, pesquisamos o número de pessoas estimadas em termos de epidemiologia, e faremos um acompanhamento bem mais rigoroso. Quando necessário, os pacientes já serão encaminhados para outros especialistas. Será um trabalho diferente do que já fazemos hoje nos polos do Hiperdia. Trata-se de uma mudança de filosofia, com base no novo protocolo de atendimento regionalizado ao hipertenso e ao diabético", afirmou Elias.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa