Notícia no detalhe
Palestra sobre risco de aves para a aviação nesta sexta no Farol
Veranistas e moradores da praia do Farol de São Tomé vão ter uma tarde com atividades diferentes nesta sexta-feira (08), a partir das 14h. Todos estão convidados para participar da palestra sobre “Risco Aviário”, que será realizada no estande da Prefeitura de Campos, na orla da praia (Avenida Atlântica, 728), ao lado do Deck das Piscinas, numa iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de outros órgãos, em parceria com a Infraero e com a Ampla. A população também poderá levar até duas lâmpadas comuns para trocar, gratuitamente, por lâmpadas econômicas. As lâmpadas podem ser queimadas ou não, mas somente poderão trocar quem chegar até às 14h15 e assistir a palestra que vai ensinar a economizar energia. Pessoas que tem o Cartão Bolsa Família poderão se cadastrar na Tarifa Baixa Renda da Ampla, que possibilita a troca da geladeira por outra mais econômica, conforme o caso.
Para as crianças, haverá a distribuição de revistas da Turma da Mônica e, para pessoas de todas as idades, haverá palestra de conscientização sobre o risco aviário (colisão de aves/urubus com aeronaves) e a contribuição de cada pessoa para evitar descarte de lixo em áreas baldias, evitando a atração de urubus nas rotas de aviões e de helicópteros que trafegam a partir do aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, e do Heliporto do Farol. Os pilotos registram, diariamente, situações que implicam em risco de queda das aeronaves.
A reunião que definiu o evento foi realizada na quarta-feira (06) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal; do gerente de Navegação da Infraero, Carlos José Soares dos Santos; Leila Aparecida Cardoso, da AVSI Brasil, empresa que presta consultoria para a Ampla; de Igor Codeço, da Ampla e representantes de demais órgãos da prefeitura que participam do Programa de Prevenção de Risco Aviário, como a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental; Superintendências de Comunicação Social, Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), e de Limpeza Pública e Defesa Civil, representada pelo subcomandante, major Edison Pessanha.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Portugal, explica que “as ações desenvolvidas pelos órgãos da Prefeitura de Campos em parceria com a Infraero e com a Ampla têm por objetivo conscientizar as comunidades sobre a necessidade de não descartar lixo nem animais mortos nas margens das estradas do interior e em terrenos baldios nem na cidade e em nas localidades do interior, porque atraem urubus, impondo risco iminente de acidente com as aeronaves”.
O assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Eduardo Parente, destaca que os proprietários de aviários e açougues não precisam levar o lixo em reboques para descarte ao ar livre, basta acondicionar em sacos de lixo, com até 20Kg cada, que o caminhão do lixo faz a coleta no próprio estabelecimento.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 19:24:53 Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeito anuncia PLs de concurso e mudança de nível de auxiliares de secretaria
0809 16h32Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira