Notícia no detalhe
Secretaria pede que população colabore com a campanha contra o aedes aegypti
Autoridades da Saúde preveem, para este ano, uma grande epidemia de dengue, além da incidência de outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a zika e chikungunya. A informação é que, de cada quatro focos de dengue, três são encontrados dentro das casas.
- Desta forma, a Secretaria de Governo, através dos Supervisores de Áreas, vem realizando um trabalho de conscientização da população, informando sobre o cuidado que se deve ter com o lixo para evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor. O objetivo é conscientizar o cidadão de que, mesmo com diversas equipes de guardas de endemia, mesmo com o apoio do Exército, o poder público, sozinho, não tem como conter a proliferação do mosquito da dengue e que é preciso que cada morador de Campos se comprometa a cuidar de sua casa, de seu quintal, para evitar uma epidemia da doença – explica o subsecretário de Governo Thiago Godoy.
Os Supervisores de Áreas mobilizam suas comunidades a participarem de reuniões em que técnicos do Setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) explicam como ocorre a proliferação do mosquito, falam de sintomas e gravidade das doenças (dengue, zika e chikungunya) e tiram dúvidas dos participantes.
- Nós pedimos a colaboração dos participantes, incentivando cada um a repassar as informações para seus vizinhos e pedindo que eles também façam as vistorias, tirem 10 minutos na semana para eliminar tampas de garrafas, copos descartáveis, escovar bebedouros de animais e pratos de vasos de plantas e impedir que ovos do mosquito fiquem em recipientes que possam acumular água – explica a técnica do IEC, Karla Danielle Lima.
- Minha preocupação é com casas fechadas e não saber se os outros moradores estão tendo o cuidado necessário para evitar a dengue. Essas reuniões são importantes para esclarecer dúvidas. Muitas pessoas não têm informação e, quando recebem essas informações, passam a cuidar de suas casas para evitar focos da dengue. O problema são as pessoas que sabem e não ligam. A falta de cuidado de uma pessoa pode acarretar em doenças para várias outras – disse a moradora da Penha, Sônia Maria de Jesus, que participou de uma das reuniões de mobilização desta semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/02/2026 18:16:25 Domingo de Carnaval ferve com Jack Fiaes no trio do Farol
- 15/02/2026 18:07:25 GCM orienta foliões sobre a responsabilidade ao volante durante o Carnaval
- 15/02/2026 17:36:50 FMS mantém rede de urgência e emergência funcionando 24h no Carnaval
- 15/02/2026 12:24:37 Inscrições para a 21ª OBMEP 2026 estão abertas
- 15/02/2026 10:04:06 Nágella agita noite do sábado de Carnaval em Farol de São Tomé
Domingo de Carnaval ferve com Jack Fiaes no trio do Farol
1502 18h07GCM orienta foliões sobre a responsabilidade ao volante durante o Carnaval
1502 17h36FMS mantém rede de urgência e emergência funcionando 24h no Carnaval
1502 12h24Inscrições para a 21ª OBMEP 2026 estão abertas
1502 10h04Nágella agita noite do sábado de Carnaval em Farol de São Tomé
Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
2Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
3Últimos dias para se inscrever no concurso da Educação
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
6Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro






















