Notícia no detalhe
Secretaria pede que população colabore com a campanha contra o aedes aegypti
Autoridades da Saúde preveem, para este ano, uma grande epidemia de dengue, além da incidência de outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a zika e chikungunya. A informação é que, de cada quatro focos de dengue, três são encontrados dentro das casas.
- Desta forma, a Secretaria de Governo, através dos Supervisores de Áreas, vem realizando um trabalho de conscientização da população, informando sobre o cuidado que se deve ter com o lixo para evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor. O objetivo é conscientizar o cidadão de que, mesmo com diversas equipes de guardas de endemia, mesmo com o apoio do Exército, o poder público, sozinho, não tem como conter a proliferação do mosquito da dengue e que é preciso que cada morador de Campos se comprometa a cuidar de sua casa, de seu quintal, para evitar uma epidemia da doença – explica o subsecretário de Governo Thiago Godoy.
Os Supervisores de Áreas mobilizam suas comunidades a participarem de reuniões em que técnicos do Setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) explicam como ocorre a proliferação do mosquito, falam de sintomas e gravidade das doenças (dengue, zika e chikungunya) e tiram dúvidas dos participantes.
- Nós pedimos a colaboração dos participantes, incentivando cada um a repassar as informações para seus vizinhos e pedindo que eles também façam as vistorias, tirem 10 minutos na semana para eliminar tampas de garrafas, copos descartáveis, escovar bebedouros de animais e pratos de vasos de plantas e impedir que ovos do mosquito fiquem em recipientes que possam acumular água – explica a técnica do IEC, Karla Danielle Lima.
- Minha preocupação é com casas fechadas e não saber se os outros moradores estão tendo o cuidado necessário para evitar a dengue. Essas reuniões são importantes para esclarecer dúvidas. Muitas pessoas não têm informação e, quando recebem essas informações, passam a cuidar de suas casas para evitar focos da dengue. O problema são as pessoas que sabem e não ligam. A falta de cuidado de uma pessoa pode acarretar em doenças para várias outras – disse a moradora da Penha, Sônia Maria de Jesus, que participou de uma das reuniões de mobilização desta semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 17:42:15 Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
- 28/10/2025 17:13:45 Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
- 28/10/2025 17:02:02 Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Assistência Social e Cidadania promove café da manhã para os servidores
2810 17h13Verão 2026 - Gestores municipais fazem visita técnica na praia de Farol
2810 17h02Prefeitura recebe novos estagiários do Programa Primeira Chance
2810 16h02Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















