As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti estão sendo desenvolvidas com grande participação de crianças e adolescentes das 240 unidades da rede municipal de ensino, nesta sexta-feira (19). Devido ao alto índice de doenças causadas pelo mosquito registrado no 7º Distrito de Travessão, a comunidade recebeu ações articuladas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), em parceria com demais órgãos municipais, em 15 escolas e duas creches.
O secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, participou da palestra realizada por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para os alunos de 4º e 5º anos, da Escola Municipal Luís Carlos de Lacerda. A unidade funciona no Ciep compartilhado com o Estado, base física para a concentração dos profissionais nas ações.
- Estamos participando de uma mobilização proposta pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o país, de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Como a localidade de Travessão é um dos locais de maior índice de infestação de dengue, concentramos as ações aqui, neste dia tão importante de conscientização, prevenção e combate aos possíveis focos – declara o secretário.
Ele percorreu o entorno do Ciep motivando a criançada na distribuição de panfletos e informações à comunidade local sobre os principais cuidados que devem ser tomados dentro de casa, já que 80% dos focos se proliferam dentro das residências. O secretário também percorreu as demais unidades envolvidas nas ações articuladas. As equipes de visitação foram formadas pelos alunos, profissionais de educação das escolas e da Secretaria de Educação e uma charanga da banda da Smece.
Segundo a aluna de 4º ano, Maria Vitória Martins de Souza, 9 anos, é muito importante participar dessas ações e poder conscientizar a comunidade. “Já tinha ouvido falar dessas doenças e como prevenir. Agora, com a palestra, fica ainda mais fácil informar às pessoas”, conta a estudante.
Nas creches, os professores e funcionários fizeram o trabalho de informação e distribuição de panfletos aos pais dos pequenos, no horário de entrada. As ações voltam a acontecer nos próximos dias 26 de fevereiro e 4 de março, em comunidades a serem definidas.
Unidades envolvidas – Além do Ciep, as Escolas Municipais Albertina Azeredo Venâncio, Bartholomeu Lysandro, Carlos Chagas, Doutor Francisco Manoel Crespo, Etelvina Martins Medeiros, Francisco Ricardo L. A. Santos, de Travessão e de Mundéus; Guiomar Ramos Paes, Ignácio Correa dos Santos, João Batista de Azeredo, José Giró Faísca, Nossa Senhora da Conceição, Professora Eleonora Pinto Viana e Professor Carlos Bruno; Creches Madre Teresa de Calcutá e Antonino Venâncio.