Notícia no detalhe
Ações de combate ao aedes aegypti apresentadas na Câmara
O vice-Prefeito Doutor Chicão participou da audiência pública na Câmara Municipal de Campos, nesta quarta-feira (9), sobre o combate ao mosquito aedes aegypti. A sessão especial foi proposta pelo vereador Jorge Magal e contou com a presença também do diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cesar Salles; presidente da Comissão de Defesa da Saúde da Câmara, Paulo Hirano; líder do governo municipal na Câmara, Mauro Silva; diretor do Centro de Referência em Doenças Imunoinfecciosas (CRDI), Luiz José de Souza.
A audiência contou, ainda, com o representante da Procuradoria do Município, Filipe Mocaiber; representantes do 56º Batalhão de Infantaria (56º BI) e do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Neidimar Abreu e Eliana Carneiro.
- Estamos promovendo diversas mobilizações no município, indo às áreas com maior número de casos confirmados de dengue, promovendo bloqueio epidemiológico. Trata-se de um risco nacional, tanto na questão da dengue quanto na questão do vírus zika e chikungunya. Não existe milagre para eliminar o mosquito, existe combate. E isso estamos fazendo veementemente – afirmou Doutor Chicão.
De acordo com Cesar Salles, após a sanção da lei nº 8.695/2016, que consolida as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, foram aplicados 198 termos de infração a donos de imóveis e terrenos em Campos.
- A lei é muito boa e está auxiliando nosso trabalho, pois considera infração administrativa toda ação ou omissão que coloque em risco a saúde coletiva no que diz respeito a não eliminação de criadouros do mosquito. A conscientização promovida nos mutirões também tem surtido efeito – comentou Salles.
O diretor o CRDI falou sobre sintomas das doenças, tratamento, estudos clínicos em nível mundial, entre outros. “A situação é muito delicada em todo o mundo. A transmissão sexual do vírus zika já está comprovada, portanto, não deixar o mosquito nascer. Também não existe sorologia para zika ainda. A prevenção e a eliminação dos criadouros são a única solução”, defendeu o especialista.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/10/2025 19:51:28 Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
- 26/10/2025 14:42:52 Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
- 26/10/2025 10:58:55 Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
- 26/10/2025 09:22:05 FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu
2610 14h42Domingo em Família registra mais um sucesso no Parque Tamandaré
2610 10h58Secretaria de Agricultura finaliza limpeza do Canal Macacoá
2610 09h22FundeTáxi já liberou R$ 300 mil para renovação da frota em Campos
2510 18h40Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















