Notícia no detalhe
História de Campos através dos bairros é contada no Museu
A exposição temporária “Meu Bairro, Nossa História”, conta a história de Campos através dos bairros e distritos. A mostra, promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), acontece no Museu Histórico de Campos, e está aberta ao público até a próxima quarta-feira (13). A exposição faz parte da programação elaborada pela FCJOL para as comemorações do aniversário da cidade, e pode ser visitada pelo público de terça a sexta, das 10h às 19h.
Ao todo, são 199 localidades que compõem a exposição. O objetivo é apresentar todos os distritos e bairros da cidade de Campos dos Goytacazes, por meio de painéis com sua localização geográfica e fotos.
Segundo a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, a exposição foi pensada após um estudo que mostrou que o cidadão campista é muito bairrista. A exposição tem recebido muitas pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre a história do seu bairro, e com o viralidade das redes sociais, todos fazem questão de fazer uma selfie com o mapa do seu bairro para postar na internet.
A exposição, que é uma pareceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), já recebeu cerca de 2 mil visitantes, entre eles, muitas visitas de grupos escolares, acompanhados de professores de artes e geografia.
É o caso, por exemplo, dos alunos do Projeto Semeando Arte, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), que realizaram visita guiada para conhecer um pouco mais o caráter histórico do meio que vivem, através da exposição.
- O espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana. Portanto, nada melhor que conhecer a história da sua localidade a partir de sua localização geográfica, expressada de forma tão cultural e artística – disse o técnico de Referência Cultural da FMIJ, João Luiz Melci.
O Museu Histórico realizará ainda este mês, exposição de artistas plásticos locais, que nunca tiveram a oportunidade de se apresentar. O museu está situado na Praça São Salvador e oferece visita guiada. Os agendamentos podem ser feitos por meio do telefone 27285058.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira