A avaliação física dos servidores municipais inscritos no Projeto EmagreceRHoje começou nesta segunda-feira (11), no Hospital Geral de Guarus, com a realização da pesagem e a medição da altura e do índice de massa corporal (IMC), para definir se os pacientes estavam com sobrepeso ou obesidade. Depois foi feito o plano alimentar para cada paciente.
O projeto é resultado da parceria entre o Hospital Geral de Guarus (HGG), a Fundação Municipal de Esportes e o setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Contratos.
O EmagreceRHoje proporciona aos servidores municipais, a oportunidade de manter uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada, com acompanhamento de profissionais de nutrição e educação física, além de psicólogos e médico clínico geral.
Serão abordados temas, como sedentarismo, reeducação alimentar e qualidade de vida. São 12 meses divididos em três ciclos. Cerca de 20 profissionais vão atender os 105 servidores inscritos.
— A parceria do Hospital Geral de Guarus com a Secretária de Gestão de Pessoas e Contratos é importante na medida em que a gente tem a concepção de que os profissionais da área de saúde também ficam doentes e também precisam de cuidados — disse o diretor do HGG, Wilson Cabral.
A nutricionista Yamara Teixeira atende por dia, 14 pessoas, em dois turnos: manhã e tarde. “Cada paciente traz uma novidade, uma individualidade. O projeto tem o nome de emagrecer, mas a gente trabalha a saúde como um todo, o bem estar e a atividade física”, pontuou a nutricionista.
- O objetivo não é só emagrecer, é ver a individualidade de cada um e seguir um projeto de alimentação e de vida saudável, para estar feliz, ter lazer, disposição, fazer atividade física e prevenir algumas doenças – pontuou Yamara.
A técnica de enfermagem, Sheila Alves, também ressaltou a importância do projeto. “É um projeto maravilhoso, porque a gente no corre-corre do dia a dia não faz uma alimentação adequada e não tem hora para dormir. Com isso, a tendência é engordar”, declarou.