Notícia no detalhe
“Sala de Espera” para pacientes e cuidadores de Alzheimer e Parkinson
Por: Da Redação -
Foto: César Ferreira - 27/04/2016 - 19:44:41
Alunos da Faculdade de Medicina de Campos junto com o Centro de Alzheimer e Parkinson (CDAP), através da psicóloga, Elvira Reinaldo, realiza nesta quinta-feira (28), das 13h às 17h, o Projeto “Sala de Espera”, para atender aos pacientes em tratamento.
O encontro acontecerá no Centro de Alzheimer e Parkinson, na sala de espera do ambulatório do neurologista Vanderson Carvalho Neri. O espaço fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 90, no Centro, antiga Rua do Príncipe. Os encontros vão acontecer de formas rotineiras nos próximos dias 5 e 12 de maio e maiores informações podem ser obtidas pelo (22) 27229764.
As doenças de Alzheimer e Parkinson afetam milhões de pessoas em todo o mundo e, embora não tenha cura, não coloca em risco a vida do doente mais, sim, a altera muito. O município de Campos já soma um total de 4.280 pessoas com Alzheimer e cerca de 600 têm o diagnóstico de Mal de Parkinson.
De acordo com a assistente social, Daniela Viana, este evento é restrito somente aos pacientes e cuidadores dos pacientes que sofrem de Alzheimer e Parkinson. O objetivo é educar, informar e orientar sobre a patologia, tratamento, medicamentos, cuidados diários, direitos, entre outros.
- O paciente que tem a doença recebe um atendimento diferenciado. Ele é atendido por um neurologista e, ainda, recebe apoio psicológico, de fonoaudiologia e fisioterapia, tudo isso oferecido pelo Centro de Alzheimer e Parkinson de Campos. Quando o paciente tem o diagnóstico de Parkinson, é fundamental que ele faça, de imediato, atividades físicas - finalizou Daniela Viana.
Um pouco sobre Parkinson - O quadro clínico apresenta alguns sinais principais: tremor de repouso, geralmente assimétrico (com movimento dos dedos chamado “contar moedas” ou “enrolar pílulas”); bradicinésia (lentidão e diminuição dos movimentos voluntários); rigidez, enrijecimento dos músculos, principalmente no nível das articulações, desequilíbrio, instabilidade postural, quedas frequentes e alterações do reflexo postural.
Estes sinais são chamados sinais motores, ou seja, relacionados ao movimento e fazem parte dos critérios diagnósticos. Entretanto, existem outros sintomas que se apresentam não associados aos movimentos, que incluem transtornos do humor, transtornos do sono, perda do olfato, Brad psiquismo e déficit na memória, sobretudo, recente, além de dificuldades com a deglutição, disfunção autonômica (constipação intestinal, disfunção sexual, escapes urinários, sudorese anormal, redução da pressão arterial, esvaziamento gástrico mais lento) e dor.
É importante que se procure um médico para realizar o diagnóstico correto. Para ter acesso ao tratamento pelo CDAP é necessário que o paciente tenha em mãos um encaminhamento médico (SUS, particular ou plano de saúde).
Últimas Notícias adicionadas
1
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















