Notícia no detalhe
Engenheiros visitam área em Barra do Furado
O grupo de trabalho que representa o consórcio Terra e Mar, formado pelas empresas Odebrecht, Queiróz Galvão e Grupo OAS, esteve nesta quinta-feira (16) em Barra do Furado, entre Campos e Quissamã, para conhecer o local e analisar as condições para o início dos trabalhos. O consórcio venceu a licitação que permite o início das obras de estabilização da embocadura e transpasse de sedimentos sob o Canal das Flechas com o sistema by pass, além da recuperação das condições de navegabilidade na divisa entre os dois municípios (dragagem).
A previsão de início dos trabalhos na área é de cerca de um mês, com a construção do canteiro de obras, que vai ser feito na área pertencente ao município de Quissamã. A informação é do engenheiro, Bruno Tiere, da Odebrecht, que vai ser o gerente do consórcio e responsável direto pelos trabalhos. Segundo Bruno, após a definição de todas a exigência burocráticas, as obras deverão ser iniciadas, com previsão de dois meses. O investimento total das obras que viabilizam a instalação do complexo é de mais de R$ 160 milhões, sendo que Campos ficou responsável por 70% e Quissamã por 30%. No local, está prevista a instalação de um estaleiro, base de apoio off shore e terminal de estocagem de derivados do petróleo.
Na primeira etapa da obra, está prevista a dragagem e construção do pier, para a instalação do sistema by pass, com tecnologia australiana, que vai impedir o retorno da areia ao Canal das Flechas, deixando o canal livre para a navegação e resolvendo um problema ambiental no local, que está provocando a erosão em Campos e o assoreamento em Quissamã. Uma equipe do consórcio deverá ir à Austrália, para ver de perto o sistema em operação nas próximas semanas.
- Quando a dragagem for feita e o novo sistema for efetivado, os pescadores também vão ser beneficiados com o terminal pesqueiro. Os pescadores terão os serviços facilitados porque, atualmente, os barcos são puxados por tratores – destacou o Prefeito de Quissamã, Armando Carneiro.
Também participaram da visita o gerente administrativo financeiro da Odebrecht, Jailton da Silva; os engenheiros da Queiróz Galvão Priscila Luca e o Alfredo Hollanda, superintendente da empresa, e o líder operacional da Construtora OAS, Antônio Cid Campelo e o gerente de contrato, Paulo Roberto Oliveira. O Prefeito de Campos, Nelson Nahim, não pode comparecer devido a compromissos que já estavam agendados, como a inauguração da UTI Coronariana da Santa Casa. Representando o município, estava o Superintendente da Secretaria de Obras e Urbanismo, José Rubens.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:19:21 Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
0811 20h03Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















