Notícia no detalhe
CRTCA 1 tem atendimento diferenciado para adolescentes gestantes
O Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 1) oferece às adolescentes grávidas do município, com idade até 17 anos, atendimento completo durante o pré-natal, que conta com uma equipe multidisciplinar. A unidade disponibiliza também, exames laboratoriais de análises clínicas e conta com suporte social e atendimento diferenciado para essas adolescentes.
De acordo com a assistente social Mara Cristina, o atendimento começa desde a suspeita de gravidez. “A partir daí, essa jovem, se grávida, é encaminhada para o serviço social e, em seguida, dá início ao atendimento de pré-natal, com ginecologista e obstetra. Na unidade, a usuária encontra todo tipo de recurso, até o nascimento do bebê. Nós fazemos também, uma entrevista, para melhor entender e orientar as adolescentes”, ressaltou.
A adolescente também é orientada sobre a importância do pré-natal, a importância de cuidar da saúde e da alimentação. “Todas são meninas em fase de transição e muitas ainda não assimilaram que estão carregando um filho e que seu corpo passa por mudanças. Então, nós abordamos tudo para melhor orientá-las”, disse Mara. No CRTCA 1 são atendidas, em média, 40 novas adolescentes/mês, com idades entre 12 a 17 anos.
São realizadas palestras mensais para as adolescentes, abordando vários temas, entre eles, Planejamento Familiar. “Nas palestras, outros profissionais também participam, seja de enfermagem, odontologia, entre outros, todos unidos para atender da melhor maneira possível a mãe e o filho”, pontuou a assistente social.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 11:02:04 Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
- 23/03/2026 10:21:42 Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
- 23/03/2026 10:15:35 Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
- 23/03/2026 08:51:27 Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
2303 10h21Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
2303 10h15Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
2303 08h58Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
2303 08h51Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















