Notícia no detalhe
Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação será aberto dia 14
O Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação será aberto na próxima terça-feira (14), no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), e conta com cerca de mil inscritos para os debates e palestras. O evento vai ser realizado pelo IFFluminense e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), em parceria com demais instituições de Ensino Superior e com a Diretoria Regional de Educação do Estado, e prosseguirá nos dias 15 e 16.
As palestras nos três dias de seminário, que traz como tema “O movimento da Escola Básica rumo às licenciaturas: um diálogo necessário com as instituições do ensino superior”, estão marcadas para as 19h, no auditório Cristina Bastos. Na abertura, o palestrante será o professor Cipriano Carlos Luckesi, falando sobre o tema “A Educação Básica Pública e seus desafios na contemporaneidade: um olhar especial para a formação docente”.
O evento de natureza acadêmico-científica abre o diálogo para a aproximação necessária definitiva entre a academia e a Educação Básica no município. “Entendemos que a adesão dos participantes para esta discussão sobre o Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), e a interface entre a licenciatura e a Educação Básica, produzirá bons resultados e será apenas o início desta maneira de pensar a educação neste município”, pontua a subsecretária de Educação, Tânia Alberto.
Segundo ela, a ideia de realizar o seminário surgiu do grande desafio de manter a integração do sistema municipal de ensino, entre a academia e a Educação Básica, previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, o resultado dos debates servirá de base para a instituição do Fórum Municipal de Educação, também previsto no Plano Municipal de Educação (PME/PNE), e de um protocolo de intenções que auxilie as escolas municipais no cumprimento do PME.
Os debates serão constituídos por nove eixos temáticos. A programação encontra-se na página http://seminariogestaoeducacao.iff.edu.br. A coordenadora geral da comissão organizadora, professora Ana Mary Barreto, lembra que os inscritos que não definiram a mesa temática em que vão participar podem retornar ao site para efetivar a escolha.
Veja a programação aqui:
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 16:40:12 Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
- 22/03/2026 12:23:30 Restaurante do Povo será reinaugurado na nesta segunda-feira
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Prefeitura entrega reurbanização da Rua Domingos Viana, no Turfe Clube
2203 12h23Restaurante do Povo será reinaugurado na nesta segunda-feira
2203 10h19Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















