Notícia no detalhe
Campos com amplo equipamento para população em situação de rua
Levar ao conhecimento da população de que o município possui amplo equipamento para moradores de rua tem sido o trabalho realizado pelo Comitê Intersetorial Cidadania na Rua. Um dos equipamentos é o Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), considerado a porta de entrada para o público alvo. O espaço funciona na Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), no Centro. Segundo a coordenadora, Claudia Moura, no mês de abril foram realizados 123 atendimentos, sendo 81 migrantes (pessoas que vieram de fora) e 42 munícipes.
- Por dia, a assistente social e psicóloga do Centro Pop realizam uma média de 30 a 40 atendimentos. Nós também vamos até os moradores à noite, às terças e quintas; e pela manhã, às segundas, quartas e sextas. Em muitos casos fazemos a busca ativa através de denúncias, mas a maioria deles já vem sendo acompanhados pela nossa equipe e fazemos os encaminhamentos para a rede de atendimento no município quando há aceitação daquele que não quer mais voltar para a rua - , destacou.
Mas, de acordo com Cláudia, este é um trabalho bastante complexo. “A maioria dos moradores em situação de rua é dependente químico, o que dificulta um pouco fazer os encaminhamentos necessários, pois muitos deles não querem sair da rua por não aceitarem regras nos abrigos. Quando realizamos atendimentos destes moradores, eles falam que não são usuários, mas sabemos que são devido ao trabalho de acompanhamento que realizamos todos os dias”, disse.
- Conseguimos realizar um trabalho social com muitas dessas pessoas e conseguimos fazer com que elas retornassem para municípios de origem. Também encaminhamos muitos desses moradores para o Balcão de Emprego e/ou para cursos de qualificação. Mas ainda encontramos aqueles que, quando encontram um grupo de moradores de rua, acabam ficando -, explica Cláudia.
Ela informou ainda que a Casa de Passagem, localizada na Rua Manhães Barreto, 113, no Centro, localizado atrás do Sesc, é mais um equipamento de atendimento aos moradores de rua. “Para lá encaminhamos as pessoas que querem sair da rua, bem como aquelas que são encontradas perdidas nas ruas, onde elas recebem todo o tratamento adequado de uma equipe multidisciplinar que acompanha a evolução de cada interno e onde é feito um trabalho de para que estas possam restabelecer os vínculos familiares e com a sociedade”, comentou.
Últimas Notícias adicionadas
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro