Notícia no detalhe
Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação é aberto no IFF
A abertura do Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação, nesta terça-feira (14), contou com a presença de representantes das instituições públicas da Educação Básica e do Ensino Superior, em Campos. Durante toda a palestra do professor Cipriano Carlos Luckesi, o auditório Cristina Bastos permaneceu lotado. O evento acontece no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), com discussões em torno de nove eixos temáticos, que vão até esta quinta-feira (16).
O seminário está sendo realizado pelo IFFluminense e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), com o objetivo de promover maior aproximação entre as unidades escolares, das séries iniciais até o Ensino Médio, e as universidades. Para isso, os debates envolvem, também, a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Centro Universitário Fluminense (Uniflu).
De acordo com o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, a educação superior tem muito a contribuir nas formações, já que muitos profissionais não foram preparados para lidar com questões contemporâneas. “A educação é campo de lutas permanentes e nós que atuamos nos segmentos iniciais da Escola Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental – enfrentamos todos os desafios da permanência do aluno na escola e questões ligadas à diversidade e inclusão”, pontuou.
O reitor do IFFluminense, professor Jefferson Manhães de Azevedo, falou que a mobilização de vários profissionais para tratar de educação representa mais um desafio necessário para se articular novas metodologias de ensino. “É importante que nosso estudante seja protagonista de seu conhecimento, que ele deseje estar na escola”, disse.
Dentro da abordagem da palestra “A Educação Básica Pública e seus desafios na contemporaneidade: um olhar especial para a formação docente”, Luckesi deu ênfase a pratica pedagógica dos professores. Segundo ele, todos os alunos são “aprendentes”, mas é preciso um olhar voltado para o cuidado com essas crianças e adolescentes, para que o processo de aprendizagem seja concluído.
O tema do seminário “O movimento da Escola Básica rumo às licenciaturas: um diálogo necessário com as instituições de Ensino Superior” propõe a elaboração de um Protocolo de Intenções, com ações efetivas para o cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), e a instituição do Fórum Municipal de Educação.
Também participaram da solenidade de abertura: o reitor da Uenf, professor Luís César Passoni; coordenadora do curso de Ciências Sociais da UFF, Andréa Paiva; reitora do Uniflu, Inês Cabral Ururahy; e o diretor geral do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Campos, professor Carlos Frederico de Menezes Veiga.
A apresentação cultural ficou por conta com Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria (Gotta), da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, no IPS, e da equipe da Gerência de Animação Cultural, da Smece.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira