Notícia no detalhe
Secretário acompanha últimos detalhes do novo Cedip
A reinauguração do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip), que passou por obras de reforma e ampliação, acontecerá no dia 29 deste mês, às 11h. O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, acompanhou os últimos detalhes do acabamento da obra nesta terça-feira (21), acompanhado do diretor da unidade, Alexandre Sereno. A unidade, situada na Rua Conselheiro Otaviano, passará a contar com 10 salas a mais.
- No estado do Rio de Janeiro não existe um programa como esse, com essa estrutura e dimensão. O atendimento na nova sede já vai começar no dia seguinte à inauguração, dia 30. O diferencial é que o atendimento e acolhimento das crianças serão separados dos adultos, com um projeto de humanização, sala de espera com pintura infantil, brinquedos, entre outros – disse o secretário.
A reestruturação acontece em parceria com o governo federal e garantirá melhores condições de atendimento a pacientes e funcionários, além de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais. Antes, havia apenas 7 consultórios, sendo 3 médicos. Agora serão 11, sendo 5 deles médicos, além de consultório farmacêutico, de psicologia, de serviço social, de farmácia e de enfermagem.
Além disso, haverá duas recepções (infantil e adultos), banheiros com acessibilidade, sala de repouso, sala de expurgo, almoxarifados, sala de armazenamento externo de resíduos para descarte, farmácia, cozinha, refeitório e arquivo.
O coordenador da unidade, Alexandre Sereno, afirma que o CEDIP tem cerca de 15 mil pacientes cadastrados. Desse total, aproximadamente 3 mil pessoas com HIV/Aids estão em tratamento, incluindo adultos, crianças e gestantes. O Centro atende ainda pessoas com outras doenças sexualmente Transmissíveis (DSTs).
A equipe é multiprofissional, com 75 funcionários, entre infectologistas, farmacêuticos, médicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas. A unidade vai contar com o Espaço Saúde, para cursos de capacitação, acolhimento a gestantes e aconselhamento a pacientes em início de terapia. Até a conclusão das obras, o atendimento vai continuar acontecendo na rua 1º de Maio, 43, no Centro.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 11:02:04 Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
- 23/03/2026 10:21:42 Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
- 23/03/2026 10:15:35 Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
- 23/03/2026 08:58:06 Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
- 23/03/2026 08:51:27 Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do CadÚnico na UFF nesta terça
2303 10h21Novo microscópio oftalmológico amplia precisão e eficiência em cirurgias no HFM
2303 10h15Escola de Santa Cruz será reinaugurada nesta segunda, após reforma e ampliação
2303 08h58Pesquisas geográficas apoiadas pelo Mais Ciência apuram demandas do município
2303 08h51Projeto de Computação aborda o ECA Digital nas escolas da rede municipal
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
4CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















